Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Projeto reativa horta da escola Kuroli e alunos vivenciam etapas da produção de alimentos em Maripá
Foram dois meses de trabalho até o momento da colheita, que ocorreu na quinta-feira (6).
Por Assessoria | Postado em: 11/09/2018 - 17:00

Mais Imagens
Publicidade
Publicidade

O projeto “Horta com Criança”, desenvolvido pelo maripaense Douglas Milani com apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, garantiu a reativação da horta da Escola Municipal Professor Leopoldo Kuroli e permitiu a vivência dos alunos do 1º ano nas etapas de produção dos alimentos. Foram dois meses de trabalho até o momento da colheita, que ocorreu na quinta-feira (6).

Segundo Douglas, a ideia da horta surgiu após um desafio lançado durante o 1º Summit dos Comitês Jovens do Sicredi, realizado nos dias 22 e 23 de maio, em Curitiba. Com foco do protagonismo e liderança jovem, a missão era desenvolver um projeto que integrasse a sua comunidade local, em um prazo de 60 dias. “O primeiro passo foi a limpeza de todo o espaço que estava tomado pelo mato. Depois de preparar e adubar os canteiros, os alunos participaram do plantio e da colheita e eu me encarreguei de regar uma vez ao dia e manter a horta limpa”, conta.

Foram plantadas 80 mudas de alface, além de outros produtos como cenoura, rúcula, rabanete e cebolinha. “O objetivo foi mostrar aos alunos como é o processo de produção dos alimentos e o tempo necessário para colher o fruto do seu trabalho. Cada criança pôde levar pra casa um pé de alface e o restante foi vendido por R$ 1,00 a unidade. O dinheiro arrecadado será usado na compra de sorvete para as crianças. É uma forma de mostrar a elas o valor do dinheiro e retribuir pelo esforço e ajuda que deram”, explica Douglas.

A turma do 1º ano do Ensino Fundamental conta com 23 alunos, conduzidos pela professora Adriane H. Milani. Cumprido o desafio, o jovem garante que o projeto não para por aqui. “Pretendo continuar cuidando da horta e integrar também outras turmas para que tenham a oportunidade de participar de todo esse processo”, finaliza.

Últimas Notícias
Cotidiano 12 Dez às 20:32
Funerária Bom Jesus
Cotidiano 12 Dez às 19:41
A saída ocorrerá em frente ao Teatro Municipal Gustavo Fischer, às 18h.
Cotidiano 12 Dez às 19:30
A cobertura foi danificada na tarde desta quarta-feira em Cascavel
Cotidiano 12 Dez às 19:18
A cobertura da rodoviária e do Ceasa foram derrubadas com a força do vento
Cotidiano 12 Dez às 16:55
A programação acontece no Parque Ecológico Diva Paim Barth
Cotidiano 12 Dez às 16:00
O trabalho foi executado pelas Agentes de Endemias e Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) nas escolas municipais da sede e dos distritos de Candeia e Pérola Independente.
Cotidiano 12 Dez às 15:33
Os médicos vieram por meio do Programa Mais Médicos do Governo Federal.
Cotidiano 12 Dez às 14:03
A sessão, que será realizada no plenário da Câmara a partir das 11 horas, é aberta à comunidade
Cotidiano 12 Dez às 07:35
Ele caiu de aproximadamente 10 metros de altura
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento