Você está em: Página Inicial > Esportes
Projeto que acompanha gestantes em Maripá é premiado na Mostra de Experiências Municipais
A premiação será a produção de um Webdoc, ou seja, um documentário em vídeo contando a história do projeto e posteriormente disponibilizado na internet.
Por Assessoria | Postado em: 27/11/2018 - 10:55

Publicidade
Publicidade
Publicidade

O trabalho de acompanhamento desenvolvido com as gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Município de Maripá foi premiado com o 3º lugar na Mostra de Experiências Exitosas Municipais no SUS, realizada durante o XXXIV Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde. O evento ocorreu em Maringá nos dias 21, 22 e 23 de novembro e contou com a participação de mais de 600 pessoas.

Maripá esteve representado pela secretária de Saúde, Andréia Bento Maria Scudeller; pela enfermeira, Lissa Konrath; e pela chefe de divisão do setor de Agendamento, Clarice Fischer Angelotti. Este ano o tema do congresso foi “Inovações na Atenção Básica e Promoção da Saúde”, que contou com vários especialistas que discutiram o assunto em palestras, oficinas e mesas redondas.

O trabalho premiado é um Relato de Experiência da Aplicação de Planilhas no Cuidado das Gestantes de uma Equipe de Estratégia Saúde da Família. A premiação será a produção de um Webdoc, ou seja, um documentário em vídeo contando a história do projeto e posteriormente disponibilizado na internet. “Estamos muito felizes com este resultado, pois demonstra a valorização dos serviços prestados na saúde pública de Maripá e os avanços em saúde na 20ª Regional de Saúde, já que dois trabalhos foram premiados na nossa região”, comemora a secretária da pasta e presidente do 20º CRESEMS (Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde), Andréia Bento Maria Scudeller.

Além deste trabalho, mais dois projetos foram apresentados no evento: o Maripá Vigilante, Prevenindo as Violências e Apoiando a Paz; e a estratégia de aumento da cobertura vacinal da vacina contra papiloma vírus humano no Município de Maripá.

SOBRE O TRABALHO PREMIADO - A metodologia consiste na criação de uma planilha online com diversos itens relacionados ao pré-natal, dentre eles: nome, idade, data do cadastro, vacinas, telefone, histórico, data da última menstruação e Data Provável do Parto (DPP), data para ultrassom morfológica 1º e 2º trimestres, para exames laboratoriais e das consultas realizadas, além de estratificação de risco, dados pós-parto, entre outros.

Segundo a enfermeira Lissa, o objetivo é organizar o atendimento das gestantes, de forma clara e acessível para todos os membros da equipe, selecionando itens fundamentais do pré-natal e puerpério, que irão nortear o cuidado e promover o manejo correto da gestação. “A Estratégia de Saúde da Família trouxe a descentralização do pré-natal, passando a ser responsabilidade de toda a equipe acompanhar integralmente a gestação de todas as suas demandas, encaminhando para referência quando necessário”, explica a enfermeira Lissa.

Entre os resultados obtidos, a planilha demonstrou que com métodos simples foi possível melhorar a ampliar o acompanhamento das gestantes. “Desde o início, a equipe passou a discutir e acompanhar de forma completa todas as gestantes cadastradas na unidade, ampliou a visão sobre o número de gestantes e destacou os pontos de falha, que careciam de ações”, destaca a enfermeira.

Últimas Notícias
Esportes 22 Abr às 09:46
Equipe Cicles Motos Bike Team é patrocinada pela Opção Telecom, E-Gera e Dona Violeta.
Esportes 16 Abr às 14:37
Campeonato que tem instituição financeira cooperativa como naming rights atraiu mais de 1,3 milhão pessoas aos estádios e teve a partida com maior audiência do streaming no Brasil
Esportes 15 Abr às 15:28
199 ciclistas de diversas cidades da região se reuniram para desbravar os percursos de 35 e 40 km
Esportes 08 Abr às 16:10
O teatro teve objetivo trazer de forma didática e divertida a conscientização do que é a dengue
Esportes 08 Abr às 10:43
As obras são de melhoria do escoamento de água
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento