Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Presidente do Paraguai renuncia e quer assumir como senador
O Congresso do país se reúne na próxima quarta-feira (30) para decidir se aceita a renúncia
Por Folha Press | Postado em: 28/05/2018 - 14:36

Publicidade
Publicidade
Publicidade

O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, renunciou nesta segunda-feira (28) a seu posto, meses antes de terminar seu mandato. A posse do recém-eleito Mario Abdo Benítez está marcada para dia 15 de agosto.

Em comunicado breve, Cartes declarou que renunciaria para assumir o posto no Senado para o qual foi eleito. 

A razão por ter apressado essa passagem, porém, está pouco clara, assim como se esse gesto é realmente constitucional, o que deve ser determinado pelo Parlamento do país.

"Ratifico meu propósito de seguir servindo nosso país e a nosso povo com dignidade e patriotismo desde o Poder Legislativo", disse o texto do comunicado. 

Cartes vinha de uma série de decepções com relação a seu partido, o Colorado. 

Primeiro, ao ter sua tentativa de mudar a Constituição para concorrer à reeleição falida por falta de apoio suficiente, depois, porque seu afilhado político, a quem queria que se candidatasse para ser seu sucessor, o ex-ministro da Economia Santiago Peña, foi preterido nas primárias do partido Colorado por Abdo, que representa uma ala mais conservadora e tradicional da agrupação. 

Não se sabe, por ora, se apenas este contexto foi o que o levou à renúncia ou se há mais razões.

O Congresso do país se reúne na próxima quarta-feira (30) para decidir se aceita a renúncia do mandatário. Em caso positivo, ele juraria como senador em 1º de julho.

Diante deste cenário, quem deve ocupar o cargo até a posse de Abdo será a ex-juíza da Corte Suprema e atual vice-presidente do país, Alicia Pucheta.

Ainda que por poucos meses, seria a primeira mandatária mulher da história do Paraguai.

Últimas Notícias
Cotidiano 18 Abr às 11:23
Evento reunirá cerca 2.000 atletas e participantes
Cotidiano 17 Abr às 15:44
Evento será nos dias 24 e 25 de maio e contará com mais de 60 deliciosos pratos
Cotidiano 17 Abr às 15:25
A população precisa priorizar o uso do produto para alimentação e higiene pessoal. A previsão é a de que ocorra a normalização da distribuição de água por volta das 22h. 
Cotidiano 17 Abr às 14:45
É uma iniciativa do Instituto Oswaldo Gessulli e que foi idealizada pelas revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial, publicações da Gessulli Agribusiness, tendo a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) como entidade patronal.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento