Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Prefeitura pede à Justiça que Lula seja transferido da sede da PF em Curitiba
A presença de manifestantes pró-lula tem causado transtornos aos moradores e funcionários da polícia.
Por Bem Paraná | Postado em: 14/04/2018 - 07:52

Publicidade

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá deixar em breve a sede da Polícia Federal em Curitiba, no bairro Santa Cãndida.. Depois do sindicato de delegados da PF reclamar das dificuldades decorrentes da presença de manifestantes na região do Santa Cândida, nesta sexta-feira (13 de abril) foi vez da Procuradoria-Geral do município pedir à Justiça Federal a transferência do petista para outro local, a fim do cumprimento da pena "em local seguro e adequado às circunstâncias do caso, restabelecendo-se a ordem, o direito de ir e vir e a segurança da população". 

As alegações da procuradora-geral Vanessa Volpi Palácios seguem a mesma linha que os delegados da PF já haviam adotado na última terça-feira, em nota à imprensa: a presença de manifestantes pró-lula no Santa Cândida, próximo ao prédio da PF, tem causado transtornos aos moradores e funcionários da polícia.

Ainda segundo o município, os manifestantes estariam descumprindo uma decisão judicial (mais precisamente, uma liminar proferida em Interdito Proibitório no último dia 07 de abril) ao montar seu acampamento nas imediações da sede da PF, "apesar do Município ter destinado a área do Parque do Atuba para a permanência dos mesmos". A Polícia Militar e os manifestantes, inclusive, já teriam sido intimados para o cumprimento da decisão proferida pela Justiça.

Enquanto o sindicato de delegados sugeriu a transferência do petista para um quartel do Exército, a Prefeitura de Curitiba apenas requisitou que Lula cumprisse pena em outra cidade, uma vez que a Superintendência da PF não tem estrutura para custodiar um ex-presidente da República. 

Assim, argumenta a procuradora, seria necessária a transferência para se reestabelecer "a ordem, o direito de ir e vir e a segurança da população".

A Justiça Federal, contudo, ainda não se manifestou sobre a possibilidade de mandar Lula cumprir pena em outra unidade penal.

Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento