Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Prefeitura de Antonina decreta situação de emergência por causa da febre amarela
Por Bem Paraná | Postado em: 07/02/2019 - 13:44

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A Prefeitura de Antonina, no Litoral, publicou na quarta-feira, 6, um decreto que declara situação de emergência em razão do possível surto de febre amarela na região. O documento foi assinado pelo prefeito José Paulo Vieira Azim (PSB) na última sexta-feira (1º) e publicado em Diário Oficial. 

Segundo o decreto, as Unidades de Saúde do município deverão funcionar em horários especiais a serem definidos pela Secretária de Saúde.No último mês, três macacos foram encontrados mortos na região e um homem, de 21 anos, morador da cidade, contraiu o vírus e recebe tratamento no Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá.

A prefeitura, no entanto, garante que os eventos de carnaval, tradicionais da cidade, seguirão a programação normal.

Prevenção

Moradores de Curitiba, região metropolitana, e do Litoral, ou quem planeja visitar as praias paranaenses, devem procurar a vacinação contra o vírus que causa a febre amarela. A vacinação é recomendada para pessoas entre nove meses e 59 anos que nunca tenham se vacinado.

Segundo a Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), o sistema de saúde pública conta com estoque de 300 mil doses de vacina disponíveis em todas as regionais do estado.

Sintomas

Os sintomas são febre com início súbito em pessoas que nunca tomaram a vacina contra a febre amarela ou com vacinação há menos de 10 dias e que tenham estado em áreas de matas, rios ou áreas de circulação viral comprovada nos últimos 15 dias.

Essas condições devem estar associadas a outros dois ou mais sinais, como cefaleia, náusea, vômitos, dor articular, dor abdominal, dor lombar, icterícia ou hemorragias.

Últimas Notícias
Cotidiano 19 Abr às 14:08
O encontro teve a participação de gerentes e equipes técnicas agronômicas de todas as Lojas Agropecuárias Copagril do Paraná e do Mato Grosso do Sul e foi realizado nas dependências da AACC, em Marechal Cândido Rondon.
Cotidiano 19 Abr às 11:00
Equipe Cicles Motos Bike Team é patrocinada pela Opção Telecom, E-Gera e Dona Violeta
Cotidiano 19 Abr às 08:40
Palmas, no sul do estado, Pinhão, na região central, e Fazenda Rio Grande e Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, tiveram mínimas abaixo dos 7°C.
Cotidiano 18 Abr às 11:23
Evento reunirá cerca 2.000 atletas e participantes
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento