Você está em: Página Inicial > Cotidiano
'Pense bem antes de ter filhos' diz cartaz de prefeitura no RS
Presidente do Conselho Regional de Medicina do RS diz que apoia a iniciativa
Por G1/Rio Grande do Sul | Postado em: 16/05/2018 - 16:58

Mais Imagens
Publicidade
Publicidade

Uma campanha lançada pela Prefeitura de Quaraí, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, gera polêmica principalmente devido ao slogan adotado pela Secretaria Municipal da Saúde para abordar o tema planejamento familiar. Um outdoor foi fixado ao lado do hospital da cidade e um banner foi publicado na página da prefeitura no Facebook, com a frase "Só tenha os filhos que puder criar".

Conforme a secretária municipal da Saúde, Fabiana Saldanha, o objetivo da campanha era contribuir para a reflexão sobre o assunto.

 "Num primeiro momento, a frase escolhida era mesmo para ser impactante, a intenção é essa, impactar para que não passe batido. Estamos buscando trazer essa discussão, para que ter filho seja um ato pensado, responsável."

A ideia surgiu em uma conversa entre a secretária e o ex-prefeito da cidade, Ricardo Gadret (Solidariedade), que renunciou ao cargo para concorrer às eleições. O vice Mário Raul da Rosa Corrêa assumiu. Segundo Fabiana, em novembro de 2017 já foi possível botar a campanha na rua.

Além do slogan principal, o banner diz: "Não tem condições emocionais, pessoais e econômicas? Pense bem antes de ter filhos! #AEscolhaÉSua". Para o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Fernando Matos, a campanha é bem-vinda.

"O Cremers vê com muito bons olhos essa campanha, que incentiva o planejamento familiar. Hoje o código de ética médica dá muita ênfase à autonomia do paciente, os médicos são obrigados a respeitar a maneira de pensar do paciente, por isso a campanha não tem nenhum problema, ela faz com que as pessoas pensem a respeito", afirma.

A campanha repercutiu ainda mais após a publicação de uma foto do outdoor no Facebook pela artesã Sinara Fernandez, de 50 anos, natural de Quaraí, que mora no Litoral Norte gaúcho. Em menos de 10 dias, o post superou a marca de 125 mil compartilhamentos, além de mais de 10 mil curtidas e 2 mil comentários.

 

Leia a matéria completa.

Últimas Notícias
Cotidiano 23 Jan às 10:36
Preços pagos aos produtores vinham em queda, por causa do aumento da produção
Cotidiano 23 Jan às 10:06
O leilão será realizado no dia 11 de fevereiro, na as de licitações do Paço Municipal
Cotidiano 23 Jan às 09:21
Apostas podem ser feitas até as 19h, em lotéricas ou pela internet.
Cotidiano 22 Jan às 16:38
A falha no aplicativo de troca instantânea de mensagens começou por volta das 16h e, segundo a empresa, durou dez minutos
Cotidiano 22 Jan às 14:51
Local foi totalmente demarcado e já chama atenção de pesquisadores de todo o mundo
Cotidiano 22 Jan às 14:10
A nota foi enviada pela Assessoria da Copel
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento