Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Paraná registra três casos de violência contra idosos por dia
Em 2017, foram 1.243 registros
Por Bem Paraná | Postado em: 15/06/2018 - 08:56

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ontem foi celebrado em todo o mundo o Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data, instituída em 2006 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, tem como objetivo criar uma consciência social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a idéia de não aceitá-la como normal.  

No Paraná, segundo dados da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (Seds), são registrados cerca de três casos de violações de direito da pessoa idosa por dia. Entre janeiro de 2017 e maio de 2018, foram feitas 1.532 denúncias desse tipo pelos  telefones disque denúncia 181 e disque idoso 0800-410001. Em mais de 98% dos casos, as denúncias partem de vizinhos ou parentes que preferem não se identificar.

Em 2017, foram 1.243 registros ao todo, com média de 3,4 ocorrências diárias. Neste ano, foram 289 entre janeiro e maio, com a média de registros caindo para 1,93 por dia (queda de 43,24% na média de registros diários). De acordo com Leandro Meller, superintendente de garantias de direito da Seds, um dos principais esforços empreendidos pelo Estado tem sido justamente no sentido de avançar para que todos os tipos de violência contra as pessoas idosas sejam denunciados quando constatados.

“Uma das grandes preocupações é que essa violência acontece em grande parte dos casos dentro de casa e quem pratica acaba sendo um familiar. E essas são as denúncias mais difíceis de chegar, porque o idoso tem um intuito protetor na questão da família”, destaca Meller, apontando ainda que os tipos de violência mais comuns são negligência e abandono. Em caso de suspeita de qualquer tipo de violência, a pessoa idosa, seus amigos ou familiares podem ligar para o telefone 181, que garante o anonimato do denunciante e tão logo recebe a notificação, encaminha as informações aos órgãos de proteção da pessoa idosa. O Governo do Estado também mantém o Disque Idoso do Paraná, no número 0800-410001, direcionado a esclarecer dúvidas e prestar informações sobre os direitos da pessoa idosa.

Evento agita o Dia Mundial de Conscientização
Uma série de atividades estão programadas para acontecer hoje em referência ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, tanto na Secretaria da Família como nos escritórios regionais.
Em Curitiba, o auditório Mario Lobo, no Palácio das Araucárias, irá receber um evento que irá abordar a valorização da pessoa idosa, trazendo a perspectiva de todas as possibilidade de contribuição que essas pessoas já deram e ainda podem dar à sociedade. A conferência, que será transmitida online, contará com a participação da psicóloga Maria Celia de Abreu, autora do livro “Velhice: uma nova paisagem”.
Além disso, também será feito o lançamento de uma animação que irá trabalhar a questão dos direitos das pessoas idosas com linguagem acessível para toda a sociedade. O material também será trabalhado com os mais de 113 mil alunos da rede estadual de ensino.
Quem quiser acompanhar o evento alusivo ao Dia Internacional Conscientização da violência contra a Pessoa Idosa, basta acessar o link webcast.pr.gov.br/seds/eventos/94. Caso tenha alguma dificuldade, entre em contato com o Disque Idoso (0800-410001) para mais informações ou esclarecimentos.

Últimas Notícias
Cotidiano 28 Mar às 16:50
Este é o terceiro ano do programa sob a coordenação do instrutor Sub Tenente, Jair Chagas
Cotidiano 28 Mar às 16:33
A recolha ocorrerá normalmente no sábado (30)
Cotidiano 28 Mar às 15:17
Há apenas 9 meses, ele enfrentou a perda de sua esposa e filho
Cotidiano 28 Mar às 13:39
A criança morreu na manhã desta quinta-feira (28)
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento