Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Paraná bate recorde nacional de frio
Com tanto frio, veio junto a geada em vários municípios principalmente do centro e do sul do estado
Por Paraná Portal | Postado em: 09/06/2018 - 13:22

Publicidade
Publicidade
Publicidade

O Paraná foi nesta sexta-feira (08) o estado mais gelado do Brasil, considerando as temperaturas mínimas registradas, de acordo com o Simepar.

Em um distrito de Guarapuava, na região central, registrou-se quase -3,5°C no início do dia – o menor valor do ano no estado. No sul do estado também faz frio; logo cedo os termômetros marcaram -3,1 °C, e até as cidades que são normalmente quentes enfrentam taxas amenas. Em Foz do Iguaçu, no setor oeste, a mínima foi de 4°C.

Lizandro Jacóbsen é meteorologista do Instituto Simepar e admitiu em entrevista à rádio BandNews que prefere dias assim. E haja frio em 2018, que deve ter um “senhor” inverno, segundo o especialista.

“Realmente essa massa de ar polar atingiu todo o sul do país e hoje tivemos a temperatura mais fria aqui no Paraná. A partir de agora ficam mais frequentes a entrada de massas de ar polar. Estamos muito próximos do início oficial do inverno, que é dia 21, mas temos esses resfriamentos desde o fim de maio. Neste ano o inverno tende a ser bem mais rigoroso se comparado ao ano passado”, afirmou.

Com tanto frio, veio junto a geada em vários municípios principalmente do centro e do sul do estado. Na verdade, todo o sul do Brasil está no alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia, que indica risco à saúde, como episódios de hipotermia, por exemplo.

“Esse não será o último do outono. Na semana que vem já temos previsto o declínio de temperaturas bem acentuado”, disse.

Para sábado (09), a previsão é ainda de frio em boa parte do Paraná, enquanto no domingo (10) a situação muda com o retorno da chuva e do tempo mais fechado. Lembrando que o inverno começa oficialmente no dia 21 de junho, às 7h08.

Para o sábado, a mínima prevista é de 0°C em Guarapuava, 1°C em Ponta Grossa, 3°C em Curitiba e 4°C em Pato Branco e Foz do Iguaçu. As máximas chegam a 28°C em Guaíra e Paranavaí, 17°C na capital e 22°C nas praias.

Curitiba, Guarapuava e Pato Branco devem registrar geadas fracas. Ponta Grossa, União da Vitória e Palmas geada moderada.

A partir de domingo o ar seco será substituído por um ar mais úmido, aumentando as chances de chuva até a próxima terça-feira (12).

Últimas Notícias
Cotidiano 19 Abr às 15:25
Ela era moradora de Santa Helena e deixa uma filha de dois anos
Cotidiano 19 Abr às 14:45
Pax Bom Jesus
Cotidiano 19 Abr às 14:08
O encontro teve a participação de gerentes e equipes técnicas agronômicas de todas as Lojas Agropecuárias Copagril do Paraná e do Mato Grosso do Sul e foi realizado nas dependências da AACC, em Marechal Cândido Rondon.
Cotidiano 19 Abr às 11:00
Equipe Cicles Motos Bike Team é patrocinada pela Opção Telecom, E-Gera e Dona Violeta
Cotidiano 19 Abr às 08:40
Palmas, no sul do estado, Pinhão, na região central, e Fazenda Rio Grande e Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, tiveram mínimas abaixo dos 7°C.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento