Você está em: Página Inicial > Policial
Palotina: por condições precárias da cadeia, presos são liberados com tornozeleira
Os presos liberados são acusados de roubos, tráfico de drogas, extorsão e porte de arma de uso restrito
Por Portal Palotina | Postado em: 25/06/2018 - 15:26

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A Cadeia Publica de Palotina tem virado sinônimo de preocupação na cidade, devido as condições precárias do imóvel. Na madrugada de hoje, quatro presos conseguiram escapar da cadeia.

Já foram registras diversas tentativas e fugas de presos e a mesma chegou a ser interditada em fevereiro deste ano, fazendo com que diversos presos fossem transferidos.

Porém com o passar do tempo, novas pessoas foram detidas, obrigando novamente a serem encarceradas em uma cela, a qual não é apropriada para tal fato, o que novamente gerou tentativas e fugas com êxito.

A cela tem capacidade para 4 pessoas, porém atualmente estariam alocados cerca de 20 detentos, o que levou os mesmos a entrarem com um pedido de providência junto a Vara de Corregedoria de Presídios. 

Em um trecho do processo consta o seguinte: “Os presos informaram, em síntese, que estão enfrentando condições desumanas, uma vez que se encontram reclusos 18 detentos em uma cela com espaço para apenas 4 pessoas. Aludiram, ainda, que estão dormindo em pé, sendo necessário revezar os horários de sono entre eles”.

Tendo em vista todo esse trâmite de interdição, fuga de presos, condições desumanas, só levam a crer que o Governo do Estado está totalmente omisso da situação, conforme destacou o Juiz em sua decisão no processo. “Isso se dá diante da flagrante omissão do governo, que não cumpre com suas obrigações legais, desrespeitando até mesmo direitos fundamentais previstos na emérita Carta Magna de 1988, pois deixa de instalar estabelecimentos penais adequados, onde o preso possa cumprir com a medida que lhe fora imposta, seja ela definitiva, cautelar ou temporária, em local meramente habitável.”

Ainda diante disso tudo vemos que não é somente Palotina que vem sofrendo com isso, pois demais cidade do estado estão passando pelo mesmo problema, fazendo que se torne inviável o pedido de transferência de presos, tendo em vista que não há vagas outras cadeias.

Tudo isso levou com que a atual Juíza da Vara Criminal de Palotina, concedesse liberdade provisória para pelo menos 8 presos que estavam detidos em Palotina, acusados de roubos, tráfico de drogas, extorsão e porte de arma de uso restrito. Os mesmos estariam aguardando julgamento, porém com a situação da cadeia ganharam liberdade provisória e estão utilizando tornozeleiras eletrônicas.

Últimas Notícias
Policial 25 Abr às 14:12
Eles responderão pelo crime de tráfico internacional de drogas
Policial 25 Abr às 08:58
A moto foi furtada no ano passado.
Policial 24 Abr às 13:45
Os aparelhos estavam dentro da cabine de um caminhão carregado com frangos
Policial 24 Abr às 11:23
O condutor fugiu a pé e não foi localizado pela PRF.
Policial 24 Abr às 09:11
Através de uma porta, os policiais observaram que o homem estava desacordado
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento