Você está em: Página Inicial > Policial
Operação Esforço Integrado já prendeu 80 pessoas e apreendeu mais de 1,5 tonelada de drogas na fronteira
Em Foz do Iguaçu, na quarta-feira (27), as ações foram desencadeadas com apoio de 20 viaturas, além do apoio aéreo
Por Assessoria/Aqui Agora | Postado em: 28/06/2018 - 11:40

Mais Imagens
Publicidade
Publicidade
Publicidade

As forças de segurança realizaram uma grande operação de combate à criminalidade na cidade de Foz do Iguaçu na quarta-feira (27). A ação faz parte da Operação Esforço Integrado, que vem sendo realizada há uma semana nas regiões de fronteira de 11 estados brasileiros, entre eles o Paraná.

As equipes saíram em comboio da sede do 14º BPM e iniciaram patrulhamento e abordagens em áreas críticas da cidade, como os bairros Jardim Jupira, Vila Portes, Vila Miranda, Portal da Foz e Porto Meira, que são pontos de maior incidência de criminalidade, principalmente próximo às barrancas do Rio Paraná e do Lago de Itaipu.

As ações contaram com mais de 20 viaturas, além do apoio aéreo por parte das aeronaves da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal.

Na região da Ponte Internacional da Amizade, na fronteira com o Paraguai, a Polícia Militar usou uma unidade de monitoramento com câmeras, a Plataforma de Observação Elevada (POE). Com sofisticada tecnologia, o equipamento dispõe de câmeras que podem ser usadas para interceptar imagens a longas distâncias ou até mesmo à noite, com um recurso que permite captar o calor e identificar pessoas em locais de difícil acesso.

Saldo positivo

As ações de ontem tiveram saldo positivo. No total, foram abordadas 250 transeuntes, 80 carros e 30 motocicletas. Também foram apreendidos 65 pneus contrabandeados, em duas ocorrências distintas, e uma mulher foi conduzida à delegacia após ser flagrada com maconha.

O 1º tenente Rildo Fausto Kops Neto, ressalta que a ação foi um sucesso, haja vista que a missão mais importante foi cumprida: a prevenção, pois a presença policial é essencial para inibir a criminalidade e garantir segurança à sociedade. “O êxito maior não são as ocorrências, mas, sim, a presença policial, que gera uma sensação de segurança e conforto à população e faz com que ela acredite nas instituições e se sinta mais protegida”, salienta.

Resultados abrangentes

No Paraná, a Esforço Integrado abrange 139 municípios próximos ou que fazem fronteira com Paraguai e Argentina. Em uma semana, 24 mil pessoas foram abordadas, 10 mil veículos fiscalizados, 10 embarcações e 128 veículos apreendidos. Também foram apreendidos entorpecentes: 1,5 toneladas de maconha; 30kg de cocaína, 7kg de haxixe e 1kg de crack.

Além disso, foram recolhidas 530 caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai, mais de mil volumes de mercadorias contrabandeadas, seis armas e 69 munições retiradas de circulação. Até o momento, 80 pessoas foram presas e sete adolescentes apreendidos.

A avaliação, para o comando da operação, é positiva. “Essa integração é essencial para que o serviço de segurança pública nas fronteiras gere resultados realmente bons. Se cada ator desse cenário chamado Segurança Pública trocar informações e atuar junto com outros atores, o retorno disso é mais apreensão, mais prisão e mais presença policial. A sociedade ganha em muito com isso”, ressalta o tenente Kops.

Últimas Notícias
Policial 23 Abr às 10:04
A Patrulha Rural apreendeu a arma de fogo com a qual ele chegou a dar um tiro
Policial 23 Abr às 09:23
O acidente aconteceu durante o trabalho de uma edificação em uma propriedade rural
Policial 23 Abr às 08:24
A moto recuperada é uma Yamaha/Factor YBR125 K de cor roxa
Policial 23 Abr às 06:19
A abordagem aconteceu próximo do local aonde o veículo capotou e o abordado, um masculino de 32 anos, confirmou ser o motorista do automóvel que transportava a droga.
Policial 22 Abr às 16:23
Militares do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil foram acionados para realizarem o rescaldo do fogo.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento