Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Novos profissionais ingressam no Programa Mais Médicos em Toledo
Médicos já estão se instalando no município e em breve devem realizar atendimentos na saúde pública de Toledo
Por Assessoria | Postado em: 27/11/2018 - 17:00

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Na última sexta-feira (23) o Ministério da Saúde informou a Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre o preenchimento de quatro vagas para Toledo do Programa Mais Médicos. Esses profissionais manifestaram interesse e foram selecionados para atuarem no município. 

As vagas foram ocupadas devido ao desligamento de duas médicas cubanas que atuavam no Jardim Panorama, e foram dispensadas, por uma decisão do Governo de Cuba, e o outro caso é devido a dois médicos que atendiam no Jardim Europa estavam suspensos por uma determinação do Ministério da Saúde, desde o mês de maio de 2018. 

“Esses quatro médicos estão chegando para que possamos reestruturar e manter o contato com a população do ponto de vista do acesso da saúde da família. Os quatro profissionais, por força do Ministério da Saúde tem até o próximo dia 14 de dezembro para se apresentarem no município e iniciarem suas atividades”, informou o Médico da SMS, Dr. Fernando Pedrotti.

Pedrotti ainda explica que os novos médicos serão capacitados para uso do sistema de prontuário eletrônico, e a rotina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), podendo atuar na terça-feira (4) de dezembro deste ano. Além de conhecer a equipe e o local de trabalho, iniciando diretamente com a população, atendendo as duas regiões da cidade. 

A Secretária de Saúde do Município, Denise Liell, salienta que o Programa Mais Médicos no Brasil é importante para a saúde pública. “Esse é um programa que atende diretamente demandas que os municípios apresentam. Hoje analisamos muitas vezes faltam condições para atender e oferecer serviços a toda comunidade.  
Percebemos a importância de agregar brasileiros, em uma política do Ministério da Saúde, de incluir cada vez mais esses profissionais no sistema”, define. 

Denise salienta que o município conta atualmente com nove equipes médicas, que têm profissionais do Programa Mais Médicos, sendo cinco delas de brasileiros e quatro que foram substituídos. “Teremos agora todos os médicos brasileiros, dando oportunidade para o profissional formado no Brasil, de também se deslocar a todos os pontos de atendimento necessários. Estamos muito felizes com a vinda destes quatro profissionais, inclusive por saber que alguns são do município, possibilitando ainda mais uma proximidade com a comunidade”. 

O Prefeito Lucio de Marchi diz estar contente com a vinda dos profissionais. “Vamos resolver um problema que vem se arrastando no Jardim Europa e América. Aquela grande região de Toledo, que por conta de um abaixo assinado que houve e foi encaminhado ao Ministério da Saúde que logo fez o afastamento dos médicos cubanos. A substituição não pode ser feita pelo município devido ao limite prudencial, o que impossibilitou novas contratações. outro ponto foi o não afastamento dos médicos cubanos pelo sistema, e por meses essa era a situação que se encontrava em Toledo”. 

No início do próximo mês as médicas cubanas do Jardim Panorama também serão substituídas, completando as demais vagas.

Últimas Notícias
Cotidiano 27 Mar às 21:37
Pax Bom Jesus
Cotidiano 27 Mar às 16:42
Na próxima semana o clube retorna a programação normal com matinê
Cotidiano 27 Mar às 16:21
A exposição ficará disponível gratuitamente do dia 1º à 30 de abril, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h
Cotidiano 27 Mar às 16:05
Evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue é dever de todos
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento