Você está em: Página Inicial > Cotidiano
MP que fixa valores mínimos para frete de cargas deve ser votada nesta quarta
Um pedido de vista do deputado Evandro Gussi (PV-SP) adiou a votação
Por Bem Paraná | Postado em: 04/07/2018 - 13:42

Publicidade

A Medida Provisória 832/18, que define valores mínimos para o frete rodoviário de cargas, deve ser votada na tarde desta quarta-feira (4), na comissão mista do Congresso. Um pedido de vista do deputado Evandro Gussi (PV-SP) adiou a votação que ocorreria nesta terça-feira, 4. Ele argumentou que pela complexidade, o tema exige melhor análise. Caminhoneiros acompanharam a reunião da comissão mista.

O relator do parecer, deputado Osmar Terra (MDB-RS), disse que o texto foi elaborado a partir de um acordo do governo com os caminhoneiros. Nele, há um valor mínimo para os fretes rodoviários de cargas com base nos custos operacionais totais da atividade.

PROPOSTA

Pela proposta, caberá à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicar duas vezes ao ano - até 20 de janeiro e até 20 de julho - os preços mínimos do frete referentes ao quilômetro rodado, por eixo carregado, considerando distâncias e especificidades das cargas e priorizando o custo do óleo diesel e dos pedágios.

A ANTT deverá publicar também a planilha de cálculos utilizada para a obtenção dos preços mínimos.

O relator recomenda preços mínimos diferenciados para o transporte de contêineres e de veículos dedicados ou fidelizados por razões sanitárias ou outras razões. Essa era uma das reivindicações de alguns setores produtivos, como o de proteína animal.

Terra propõe também que a ANTT publique nova planilha de preços sempre que o preço do óleo diesel no mercado nacional variar mais do que 10%, para mais ou para menos.

SUGESTÕES

Segundo o parecer, empresas que firmarem contratos de frete com valores abaixo do piso mínimo estarão sujeitas a indenizar o transportador com o dobro do valor contratado, descontado o montante já pago, e sem prejuízo de multa.

O texto determina a responsabilização subsidiária de quem ofertar fretes abaixo da tabela e obriga o transportador a carregar documento referente ao contrato de frete.

Últimas Notícias
Cotidiano 25 Set às 19:10
Cones estão na pista sinalizando a redução de velocidade
Cotidiano 25 Set às 16:16
A demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais foram apresentadas durante audiência pública, nesta segunda-feira (24).
Cotidiano 25 Set às 15:00
Mudança foi motivada pelo desejo de reduzir a diferença no horário de apuração dos votos das
Cotidiano 25 Set às 10:19
A proposta ganhou força no Legislativo após casos de homens que se masturbaram e ejacularam em mulheres dentro de transporte público
Cotidiano 25 Set às 08:50
Casas foram destelhadas e árvore caiu sobre veículo
Cotidiano 25 Set às 06:20
Durante o dia, estiveram em audiência na Casa Civil, no SEDU e na Cohapar.
Cotidiano 24 Set às 19:50
Marina Silva aparece com 5% das intenções de voto
Cotidiano 24 Set às 19:11
O registro foi feito na tarde desta segunda-feira (24)
Cotidiano 24 Set às 17:54
Os dois veículos chamaram atenção da comunidade
Cotidiano 24 Set às 16:16
Para Nova Santa Rosa, a máxima para terça-feira deve chegar aos 35°C
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento