Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Maripá: Oficinas de Música promovem integração entre Brasil e Alemanha
O evento ocorreu entre os dias 5 e 8 de abril no Centro Comunitário Fernando Daniel Schanoski.
Por Assessoria | Postado em: 12/04/2018 - 09:11

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Em sua IX edição, as Oficinas de Música de Instrumentos de Madeira, Metal e Percussão reuniram 63 participantes dos municípios de Medianeira, Foz do Iguaçu, Palotina e Maripá. O evento ocorreu entre os dias 5 e 8 de abril no Centro Comunitário Fernando Daniel Schanoski e é promovido pelo Município de Maripá por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto em parceria com a Associação Blumenstrauss.

As oficinas têm foco no aperfeiçoamento musical por meio do intercâmbio entre os músicos brasileiros e alemães. “É uma parceria importante que já ocorre há nove anos e que proporciona aos nossos alunos de instrumentos de sopro, aos integrantes da Banda Sinfônica Municipal e também aos alunos de língua alemã o compartilhamento de toda a bagagem musical entre as duas culturas”, destaca a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Janaína Müller Geraldi.

As oficinas foram ministradas pelo maestro alemão Rolf Kaiser e pelos professores de percussão, Mischa Becker e de instrumentos de metais, Jochen Schnepf. As aulas envolveram o estudo de novas partituras em instrumentos como clarineta, violino, flauta transversal, saxofone (alto e tenor e soprano) trompete, trombone, trompa, tuba, tímpanos, bateria, xilofone, triangulo, pratos, contrabaixo e eufonium. “As oficinas são de fundamental importância para o aprofundamento da leitura de partituras, aprendizagem de novas técnicas musicais, novo repertório, além da integração entre os músicos”, ressalta a presidente da Associação Blumenstrauss, Anelise Schwarz. Os alunos de língua alemã também participam do evento, como equipe de apoio para tradução das oficinas.

Encerrando o evento, um grande concerto com os alunos foi realizado na noite deste domingo, sob a regência do maestro Rolf Kaiser. “Foi um belo concerto que mostrou a qualidade destes músicos e o resultado de todo o trabalho desenvolvido nestes quatro dias de oficinas”, finaliza a secretária Janaína.

Últimas Notícias
Cotidiano 15 Abr às 17:33
Com a medida, os municípios já podem solicitar recursos para ações humanitárias, como compra de cestas básicas.
Cotidiano 15 Abr às 17:05
Extraído de uvas bordô, com origem americana, essa espécie passou por Portugal até desembarcar no Brasil, no início do século XX, e se tornou uma das uvas mais cultivadas por aqui
Cotidiano 15 Abr às 16:35
Cada estudante recebeu um conjunto completo composto por duas camisetas, dois shorts ou saias, uma calça e um casaco
Cotidiano 15 Abr às 14:57
E que tal conhecer as opções em lanches salgados que a loja dispõe?
Cotidiano 15 Abr às 14:20
Os currículos serão recebidos durante o mês de abril. Dúvidas podem ser tratadas pelo 3253-1144 Ramal – 243
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento