Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Maripá: Biblioteca Pública Cidadã lança 15ª edição do Concurso Passaporte do Leitor
O objetivo é incentivar e melhorar o hábito de leitura entre os alunos, visando à formação de leitores críticos e responsáveis.
Por Assessoria | Postado em: 07/05/2018 - 14:48

Publicidade
Publicidade

 

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto por meio da Biblioteca Pública Cidadã Professora Marlene Alenbrant publicou na quarta-feira (2), no Diário Oficial do município na internet, o regulamento da 15ª edição do Concurso Passaporte do Leitor. O objetivo é incentivar e melhorar o hábito de leitura entre os alunos, visando à formação de leitores críticos e responsáveis.

O concurso é direcionado aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da rede municipal de ensino e segue até 20 de agosto. A avaliação dos passaportes será realizada pela comissão formada por pessoas da Equipe de Ensino e Cultura da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, relacionadas à área de ensino e com conhecimento em literatura infantil e infanto-juvenil.

De acordo com a responsável pelo projeto, Teresinha Steffens, a leitura e a escrita fazem parte da vida escolar, e o projeto Passaporte do Leitor visa incentivar o desenvolvimento dessas habilidades nos alunos. “É através do concurso com premiação que desenvolve-se o conceito do reconhecimento do esforço realizado pelo pequeno cidadão, que lê as histórias e as relata com seu ponto de vista. Não realiza a cópia, mas elabora o texto, manifestando sua opinião e produzindo conhecimento”, ressalta.

O primeiro colocado de cada turma será premiado com o certificado, um livro e um passeio para local turístico que ainda será definido. Os segundos e terceiros colocados receberão certificado e um livro. Também serão premiados os quinze alunos que tiverem o maior número de livros lidos e resumidos em todo o município, sendo considerado o número de livros, a qualidade dos resumos e o número de páginas dos livros.

A premiação especial é patrocinada pelo comércio e indústria local. “São microempreendedores, pequenas e grandes empresas, prestadores de serviços e indústrias que, colaborando com estas atividades culturais e educativas, estão valorizando o livro e a leitura como necessidade para o desenvolvimento pessoal das crianças e da sociedade, em geral”, destaca Teresinha.

Em 2017, o concurso contou com a participação de 191 alunos, que leram e resumiram um total de 3.163 histórias. O regulamento do concurso está disponível para consulta nas escolas e na biblioteca.

A BIBLIOTECA - A biblioteca atende ao público de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h, com empréstimos de livros, leitura local, sessões de cinema, atividades de incentivo à leitura e acesso a internet gratuita no Espaço Cidadão.

Últimas Notícias
Cotidiano 23 Out às 17:35
O aluno Pedro Henrique Johann da Escola Municipal Arnaldo Busato de Alto Santa Fé, ficou em primeiro lugar
Cotidiano 23 Out às 17:12
O objetivo do trabalho é conscientizar a comunidade sobre a importância da doação de sangue
Cotidiano 23 Out às 15:35
Outro ganhador é de Bauru (SP). Sorteio ocorreu na noite de segunda-feira (22).
Cotidiano 23 Out às 14:49
Entre os três políticos, apenas Plauto conseguiu se reeleger deputado estadual neste ano.
Cotidiano 23 Out às 14:09
STF aprovou o corte etário que define a idade mínima para ingressar na educação básica; Crianças devem ter completado 4 e 6 anos até 31 de março para serem matriculadas.
Cotidiano 23 Out às 12:41
Diariamente filas se formam na Ponte Internacional da Amizade
Cotidiano 23 Out às 10:35
O posto vai atender 17 cidades da região
Cotidiano 23 Out às 07:49
Motivo é uma frente fria que avança do Paraguai e da Argentina
Cotidiano 22 Out às 21:03
Nova Santa Rosa são 6.621 eleitores.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento