Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Maripá: Ambulatório Antitabagismo inicia atendimento
A ideia é que os fumantes que desejam fazer tratamento para o tabagismo recebam acompanhamento multiprofissional.
Por Assessoria | Postado em: 14/03/2018 - 11:57

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Saúde iniciou na terça-feira (6) o atendimento ao primeiro grupo do Ambulatório Antitabagismo. O encontro foi realizado no Auditório do Centro de Saúde, sob coordenação da psicóloga Karolina Schadeck com a colaboração do médico Alexandre Fortes.

O Ambulatório Antitabagismo é uma proposta proveniente do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, referenciado pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer) em parceria com o Ministério da Saúde. A ideia é que os fumantes que desejam fazer tratamento para o tabagismo recebam acompanhamento multiprofissional, com equipe composta por psicólogos, médicos, dentistas e profissionais de enfermagem e farmácia. Além disso, a metodologia do programa propõe que os atendimentos sejam realizados prioritariamente em grupo, para proporcionar a troca de experiências e o apoio mútuo entre os participantes.

De acordo com o INCA, o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável do mundo. No Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem por ano por problemas decorrentes do uso do cigarro. A nível mundial, este número sobe para 4,9 milhões de mortes/ano. Além disso, mais de 50 doenças estão relacionadas ao tabagismo, dentre elas doenças cardíacas, bronquite, enfisema pulmonar, úlceras estomacais, doenças vasculares e diversos tipos de câncer.

Para obter mais informações a respeito dos atendimentos, os munícipes devem procurar a UAPSF (Unidade de Atenção Primária em Saúde da Família), localizada ao lado do Paço Municipal ou entrar em contato pelo número (44) 3697-1506.

Últimas Notícias
Cotidiano 19 Abr às 11:00
Equipe Cicles Motos Bike Team é patrocinada pela Opção Telecom, E-Gera e Dona Violeta
Cotidiano 19 Abr às 08:40
Palmas, no sul do estado, Pinhão, na região central, e Fazenda Rio Grande e Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, tiveram mínimas abaixo dos 7°C.
Cotidiano 18 Abr às 11:23
Evento reunirá cerca 2.000 atletas e participantes
Cotidiano 17 Abr às 15:44
Evento será nos dias 24 e 25 de maio e contará com mais de 60 deliciosos pratos
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento