Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Marechal Rondon poderá integrar consórcio intermunicipal de pavimentação urbana
A iniciativa visa permitir maior agilidade e economia à Prefeitura
Por Assessoria | Postado em: 07/06/2018 - 12:05

Publicidade
Publicidade
Publicidade

O prefeito Marcio Rauber encaminhou para a Câmara de Vereadores o projeto de lei 24/2018, que busca autorização do Poder Legislativo para que Marechal Cândido Rondon possa participar do Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná – Cindepar. A iniciativa visa permitir maior agilidade e economia à Prefeitura nas obras de pavimentação urbana no município.

Se aprovado o projeto, a Prefeitura fica autorizada a destinar o montante de R$ 400 mil necessários para compor o Fundo de Recursos Financeiros do Consórcio.

Através do Cindepar, a administração municipal terá acesso aos serviços de pavimentação e de manutenção de vias urbanas, além de apoio na gestão de programas e projetos na área de arborização urbana, iluminação pública, limpeza de vias urbanas e destinação de resíduos, sinalização de trânsito, entre outras atividades correlatas.

O projeto de lei foi lido na sessão de segunda-feira (04) do Poder Legislativo. Antes de ser votado, ele será analisado pelas Comissões Permanentes de Justiça e Redação e de Finanças, Orçamento e Fiscalização.

Cindepar

O Cindepar foi criado em 2013 para atender à demanda de pavimentação asfáltica de municípios da região Norte do Paraná. Na época, ele era denominado de Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano da Região de Astorga. Inicialmente, o consórcio adquiriu usinas automotivas de pavimentação e iniciou a execução de recape asfáltico nos municípios consorciados, com o processo de micropavimento.

Em 2014, foram feitos os recapes asfálticos em sete municípios. Em 2017, este número chegou a 11, e apenas nos quatro primeiros meses deste ano, o Consórcio já atendeu 18 cidades.

Atualmente, o Cindepar é composto por 135 municípios e conta com 16 máquinas e equipamentos diversos. Também está prestes a assumir as instalações de uma fábrica desativada de tubos de concreto em Arapongas (PR), para a fabricação e fornecimento de manilhas, muito utilizadas pelos municípios na fase de pré-asfaltamento. 

O consórcio também estabeleceu parcerias para melhoria da gestão pública com a Escola Nacional da Administração Pública - ENAP para a realização de cursos de capacitação e aperfeiçoamento de servidores e dirigentes dos municípios consorciados.

Últimas Notícias
Cotidiano 25 Abr às 09:15
O colégio acionou o Serviço de Atendimento Móvel (Samu) após a piora do quadro. Os socorristas o levaram ao Pronto Atendimento de Guaratuba.
Cotidiano 25 Abr às 08:35
Abertura das festividades no Parque de Exposições Joia do Oeste é amanhã a noite as 19h30.
Cotidiano 24 Abr às 17:14
A oficina é coordenada pela professora Quéssila Zago, formada em Educação Física e ex-atleta da modalidade. 
Cotidiano 24 Abr às 16:39
Obituário
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento