Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Mãe e filhos registram em cartório desejo de doar os corpos após a morte para curso de medicina
Segundo a Universidade Federal do Paraná, que deve receber as doações, os corpos serão futuramente utilizados em pesquisas da disciplina de anatomia prática com dissecação
Por G1 Paraná | Postado em: 23/10/2017 - 08:13

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Uma mãe e dois filhos registraram em um cartório de Curitiba o desejo de doar os próprios corpos após a morte, para estudos do curso de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Segundo a UFPR, os corpos de Miris Mozzilli, de 80 anos, e dos filhos Miguel Mozzilli, de 60 anos, e Marcelo Mozzilli, de 52, serão futuramente utilizados nas pesquisas da disciplina de "anatomia prática com dissecação", que já esteve ameaçada de acabar devido a escassez de cadáveres disponíveis para estudo.

Os três familiares legalizaram a doação com uma procuração, registrada no dia 28 de setembro.

“Atualmente sinto-me como uma enciclopédia ambulante de Anatomia, aguardando o essencial momento para começar a ser lido”, comentou Miguel Mozzilli.

A professora Djanira Aparecida da Luz Veronez, do Departamento de Anatomia da UFPR, conta que a universidade possui 24 cadáveres humanos para estudos dos cursos da área de saúde humana. Segundo a professora, o departamento recebe, em média, dois cadáveres humanos por ano. O ideal, de acordo com Djanira, seriam 20 doações por semestre.

Djanira afirma que os corpos doados podem ser utilizados por até 20 ou 30 anos para estudos.
Miguel Mozzilli diz estar satisfeito por poder ajudar de alguma maneira, na formação dos estudantes, com a doação.

"Se o nosso corpo pode ser útil mesmo após estar livre de suas funções vitais, seria um egoísmo imenso deixá-lo simplesmente para apodrecer”, afirmou.

Doação

De acordo com a universidade, as doações de corpos humanos para a utilização podem ocorrer de forma voluntária, com procuração registrada em cartório pelo doador ainda vivo, como no caso de Miris e dos filhos, ou ainda por familiares de pessoas falecidas que tenham manifestado o desejo de doar, mas por algum motivo, não tenham registrado oficialmente em vida.

Após a doação, segundo a UFPR, os cadáveres são recebidos por profissionais especialistas que retiram o sangue e inserem produtos químicos que fixam os tecidos biológicos. Depois, o corpo é colocado em substância conservante, por seis a sete meses.

Últimas Notícias
Cotidiano 25 Abr às 13:41
A cidade está enfrentando um aumento significativo nos casos de dengue
Cotidiano 25 Abr às 11:00
Nova Santa Rosa está em festa pelos seus 48 anos!
Cotidiano 25 Abr às 09:15
O colégio acionou o Serviço de Atendimento Móvel (Samu) após a piora do quadro. Os socorristas o levaram ao Pronto Atendimento de Guaratuba.
Cotidiano 25 Abr às 08:35
Abertura das festividades no Parque de Exposições Joia do Oeste é amanhã a noite as 19h30.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento