Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Lava Jato nos pedágios: Pepe Richa e Luiz Abi são alvos na 55ª fase
Ambos são apontados, supostamente, como beneficiários finais no esquema de distribuição de propina. 
Por Catve | Postado em: 26/09/2018 - 12:09

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Em entrevista coletiva após a deflagração da 55ª Fase da Operação Lava Jato, o MPF (Ministério Público Federal), confirmou que o ex-secretário de Infraestrutura e Logística, Pepe Richa, foi um dos alvos presos nesta quarta-feira (26). O primo do ex-governador Beto Richa, Luiz Abi Antoun, também tem um mandado de prisão mas não foi encontrado porque está viajando para o exterior.

Ambos são apontados, supostamente, como beneficiários finais no esquema de distribuição de propina. 

Pepe já havia sido preso pelo Gaeco na Operação Rádio Patrulha, que investiga corrupção nos contratos do Programa Patrulha do Campo, para manutenção de estradas rurais.

O alvo da operação são casos de corrupção e pagamentos de mesadas a partir dos contratos de concessão de rodovias federais no Estado do Paraná que fazem parte do chamado Anel da Integração. Ação aconteceu após os resultados da Operação Integração I, deflagrada em fevereiro deste ano. 

Ao todo, foram cumpridos 73 mandados de busca e apreensão, três de prisão e 16 de prisão temporária em diversas cidades Paranaenses e também em Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. 

Entre os alvos, as empresas concessionárias Econorte, Ecovia, Ecocataratas, Rodonorte, Viapar e Caminhos do Paraná.

Segundo os investigadores, o ex-secretário Pepe Richa, por exemplo, usou R$ 500 mil da propina para a aquisição de um terreno em Balneário Camboriú (SC), cuja escritura foi subfaturada e a diferença paga em espécie "por fora". "A utilização de dinheiro em espécie para pagar por imóveis que são registrados por um valor inferior ao negociado configura uma forma clássica de lavagem de dinheiro utilizando o mercado imobiliário, e já foi vista inclusive em outros casos na Operação Lava Jato", pontuou o procurador da República Diogo Castor de Mattos.

A defesa de Pepe Richa foi procurada mas ainda não se manifestou.

Luiz Abi Antoun que já esteve preso investigado em outro processo teve autorização da Justiça Estadual para fazer a viagem. 

Ele recebeu a autorização em julho da justiça. Ele embarcou para Alemanha em setembro e em seguida para o Líbano onde tem parentes. 

O retorno é previso para 6 de outubro segunda a defesa.

Últimas Notícias
Cotidiano 28 Mar às 16:50
Este é o terceiro ano do programa sob a coordenação do instrutor Sub Tenente, Jair Chagas
Cotidiano 28 Mar às 16:33
A recolha ocorrerá normalmente no sábado (30)
Cotidiano 28 Mar às 15:17
Há apenas 9 meses, ele enfrentou a perda de sua esposa e filho
Cotidiano 28 Mar às 13:39
A criança morreu na manhã desta quinta-feira (28)
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento