Você está em: Página Inicial > Trânsito
Justiça manda fechar praça de pedágio e reduzir tarifa em 26,75%
Decisão vale para praça de pedágio da Econorte, em Jacarezinho
Por Catve | Postado em: 22/11/2018 - 22:05

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Em decisão inédita, a Justiça Federal determinou o fechamento da praça de pedágio de Jacarezinho, que é administrada pela concessionária Econorte. 

"As cancelas da Praça de Pedágio de Jacarezinho deverão ser de imediato abertas, vedada a cobrança de tarifas no local", escreveu o juiz da 1ª Vara Federal, Rogerio Cangussu Dantas Cachichi.

A empresa também terá bloqueado o valor de R$ R$ 1.058.519.846,22.

Cachichi, também determinou a imediata redução da tarifa em 26,75% além da imediata retomada do cronograma de obras do Contorno Norte de Londrina.

O magistrado determinou que o DER, a União e o Governo do Estado se abstenham de fazer novas revisões contratuais que resultem em supressão ou prorrogação de obras que geram aumento na tarifa. 

A decisão toma por base desdobramentos da Operação Lava Jato que, neste ano, chegou nos pedágios.

A investigação comprovou que a instalação da praça de pedágio de Jacarezinho, os aumentos tarifários e a supressão da Obra do Contorno Norte de Londrina decorreram de atos administrativos ilegais, "comprados" por intermédio do pagamento de propinas milionários a agentes públicos do Estado. É uma das primeiras ações cíveis no país que pede a nulidade de atos administrativos por vício na manifestação de vontade em virtude da corrupção de agentes públicos.

A governadora Cida Borghetti afirmou que a decisão vem ao encontro dos interesses do Estado. E que o Paraná precisa continuar a construção de um novo modelo de pedágio.

"Lutamos por uma tarifa muito mais justa, com mais obras e rodovias mais seguras. Por isso, determinei à Procuradoria do Estado que se associasse ao Ministério Público Federal na demanda", disse.

Últimas Notícias
Trânsito 25 Abr às 16:17
Por conta do acidente, algumas caixas com frangos vivos acabaram caindo do caminhão e foram parar no rio, causando a morte de algumas aves.
Trânsito 25 Abr às 15:44
A condutora da moto sofreu queda e foi socorrida pelos Bombeiros
Trânsito 25 Abr às 11:36
O carro em chamas foi encontrado por populares que acionaram os bombeiros
Trânsito 25 Abr às 09:45
O veículo envolvido no acidente foi localizado em uma propriedade rural próxima
Trânsito 25 Abr às 08:00
Os dois ocupantes do Fiesta morreram no local, o motorista da carreta não se feriu.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento