Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Justiça determina manutenção de norma que restringe o uso de agrotóxicos no Paraná
Por G1 Paraná | Postado em: 02/02/2019 - 08:39

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A Justiça determinou a manutenção de uma norma que restringe o uso de agrotóxicos no Paraná. A decisão liminar (provisória) da 3ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba é de quinta-feira (31) e atende a um pedido do Ministério Público Estadual (MPPR).

A Resolução 22/1985, da extinta Secretaria de Interior, estabelece distâncias mínimas para a aplicação de defensivos agrícolas em relação a cursos d’água (rios, córregos e nascentes), núcleos populacionais, habitações, moradias isoladas, escolas, locais de recreação e culturas suscetíveis a danos.

Em dezembro 2018, a norma foi revogada por meio de uma resolução conjunta da Casa Civil do Estado, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

Os órgãos estaduais envolvidos informaram ao G1 que aguardam notificação oficial e que irão estudar a decisão liminar antes de fazer qualquer pronunciamento.

A ação civil pública 

A ação civil pública, ajuizada pelo núcleo da capital do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema) do MPPR, em conjunto com a Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente de Curitiba alegou que o cancelamento da resolução poderia gerar riscos graves de danos ambiental, à saúde e socioambiental em todo o estado.

Na solicitação o órgão ministerial argumentou que a resolução é fundamental e indispensável “à proteção da vida e da saúde de todos, visto que cria faixa de amortecimento do maior volume de chegada de partículas de agrotóxicos derivados do emprego em lavouras e plantações, gerando, com isto, uma medida protetiva às pessoas, aos recursos hídricos, ao meio ambiente e à própria economia”, cita um trecho da decisão da Justiça.

O juiz Roger Vinicius Pires de Camargo Oliveira entendeu que, ao revogar a resolução, não houve especificação de “qualquer outra distância regulamentar para aplicação de agrotóxicos no Estado Paranaense”.

De acordo com o MPPR, a falta de normas poderia gerar inúmeras situações conflituosas e insegurança jurídica para todos os setores envolvidos na aplicação do agrotóxicos, desde os empresários rurais, passando pelas comunidades do entorno até o poder público.

Segundo a decisão, a revogação foi adotada sem consulta ao Poder Público, à sociedade civil e a outros interessados e envolvidos, além de comunidades tradicionais, como indígenas e quilombolas.

Após elencar pontos questionáveis, o magistrado afirma que o ato administrativo que revogou a resolução tem diversas irregularidades e as possíveis consequências determinam a necessidade de medida urgente.

“Em caso de não concessão da liminar, neste átimo, pode ocorrer um grande prejuízo ao meio ambiente e à saúde das pessoas (vale aqui o interesse público), onde então a demanda em si perderá a sua razão de ser, havendo dano irreparável inegavelmente”, pontua Oliveira.

O MPPR informou que acompanhava a questão da Resolução 22/1985 e que, em 2018, foi emitida uma recomendação administrativa que exigia a discussão de uma eventual revisão da norma. No entanto, ainda de acordo com o órgão ministerial, a sugestão não foi acatada pelo IAP, que comandava o processo de revisão. 

Últimas Notícias
Cotidiano 25 Abr às 17:30
A máquina estava energizada, sendo necessário que a Copel desligasse os cabos para evitar descarga
Cotidiano 25 Abr às 16:58
O evento acontece a partir das 18h00, no Pavilhão da Comunidade Evangélica
Cotidiano 25 Abr às 15:14
A comunidade está indignada e inconformada com essas atitudes
Cotidiano 25 Abr às 14:43
Além da cliente, a caixa do supermercado que realizou o atendimento, também levou o prêmio no valor de R$1000
Cotidiano 25 Abr às 13:41
A cidade está enfrentando um aumento significativo nos casos de dengue
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento