Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Justiça aceita denúncia e torna Beto Richa e mulher réus por lavagem de dinheiro na Lava Jato
Por G1 Paraná | Postado em: 14/02/2019 - 08:00

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A Justiça Federal aceitou, na noite de quarta-feira (13), a denúncia por lavagem de dinheiro e tornou réus o ex-governador Beto Richa, a ex-primeira-dama, Fernanda Richa, um dos filho do casal, André Richa, e o contador dela, Dirceu Puppo na Operação Lava Jato.

O Ministério Público Federal (MPF) afirma que Beto Richa recebia propina das concessionárias de pedágio no Paraná. Ainda conforme os procuradores, o ex-governador lavava esse dinheiro com a compra de imóveis que eram colocados no nome da empresa Ocaporã, Administradora de Bens.

Fernanda Richa é dona da empresa, junto com os filhos André e Marcello Richa.

No início, MPF não tinha incluído o nome de Fernanda na denúncia, protocolada em 29 de janeiro. Entretanto, na segunda-feira (11), decidiu colocar a ex-primeira dama entre os acusados depois de novas provas.

Conforme o MPF, André Richa e Dirceu Pupo, que administrava a empresa, acertaram a compra de um terreno em um condomínio em Curitiba, com parte do pagamento em dinheiro vivo. O imóvel ficou em nome da Ocaporã.

Em princípio, os procuradores tinham dúvidas se Fernanda Richa tomava decisões pela empresa. O MPF dizia que o depoimento de André Richa e emails da ex-primeira dama indicavam que era Beto Richa quem dava a palavra final sobre essas transações.

Entretanto, explicações sobre os e-mails, dadas pela própria Fernanda Richa no dia em que o ex-governador foi preso - em janeiro deste ano - fizeram os procuradores chegar à conclusão de que ela participou do suposto esquema.

Segundo o MPF, nos "esclarecimentos que apresentou, Fernanda Richa afirmou textualmente que seu esposo, Carlos Alberto Richa, 'não detinha a palavra final, nem mesmo a gestão, sobre as negociações da empresa Ocaporã'".

No mesmo documento, ela relatou também que discutia em conjunto "acerca do melhor momento para a venda e a compra de imóveis".

Conforme os procuradores, as informações posteriormente trazidas aos autos voluntariamente por Fernanda Richa demonstram sua participação nos fatos criminosos.

Beto Richa é réu em outros três processos.

Nesta segunda-feira (11), o ex-governador.

O que dizem os citados 

As defesas de Beto Richa e de Dirceu Pupo vêm dizendo que, por enquanto, preferem não se manifestar sobre o assunto.

Veja, abaixo, a nota enviada pela defesa de Fernanda Richa e de André Richa:

"O Ministério Público Federal acusou o próprio filho do ex-governador para atingi-lo. Após o protesto de Fernanda, resolve acusá-la também. É evidente a situação de excesso de acusação e profunda injustiça. A defesa de Fernanda Richa confia no poder judiciário, que certamente saberá evitar que maiores prejuízos se produzam, pois não cometeu qualquer ilegalidade e refuta as acusações falsas criadas contra ela”.

Veja abaixo, a nota enviada pela defesa da Ocaporã:

"A Ocaporã é uma empresa patrimonial constituída em 2008 para gerir o patrimônio originário de herança do pai de Fernanda; este patrimônio não se confunde com o patrimônio de Carlos Alberto Richa. A sociedade tem como sócios apenas Fernanda e seus filhos.

Seu marido, Carlos Alberto Richa, nunca foi sócio ou geriu, nem exerceu qualquer função na empresa. Dirceu Pupo Ferreira é um funcionário responsável pela gestão da empresa, com conhecimento e confiança de Fernanda.

Todas as transações de imóveis ocorreram em razão de oportunidades comerciais reais e lícitas. A empresa jamais realizou qualquer operação com o intuito de ocultar ou dissimular valores". 

Últimas Notícias
Cotidiano 28 Mar às 16:50
Este é o terceiro ano do programa sob a coordenação do instrutor Sub Tenente, Jair Chagas
Cotidiano 28 Mar às 16:33
A recolha ocorrerá normalmente no sábado (30)
Cotidiano 28 Mar às 15:17
Há apenas 9 meses, ele enfrentou a perda de sua esposa e filho
Cotidiano 28 Mar às 13:39
A criança morreu na manhã desta quinta-feira (28)
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento