Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Formação aborda importância da Saúde Integrativa na Escola para promoção da qualidade de vida em Maripá
Objetivo é promover a saúde física, mental e ecológica a partir da conscientização e mudanças de hábitos e atitudes.
Por Assesoria | Postado em: 12/09/2018 - 10:42

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Professores, educadoras infantis e funcionários da Rede Municipal de Ensino participaram de uma formação que abordou a importância da Saúde Integrativa na Escola. O encontro foi realizado na quarta-feira (5), no auditório da Câmara de Vereadores. A formação faz parte do Programa de Educação Ambiental com foco na promoção da saúde integrativa para cultivo da qualidade de vida, desenvolvido pela Itaipu Binacional por meio do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Convênio Linha Ecológica em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Maripá.

A Saúde Integrativa é um conceito que engloba os múltiplos aspectos que influenciam a qualidade de vida de indivíduos e comunidades, ampliando a concepção de saúde para além da ideia de ausência de doenças. “O objetivo é promover a saúde física, mental e ecológica a partir da conscientização e mudanças de hábitos e atitudes do professor e equipe da escola e, consequentemente, difundindo o conhecimento com o estudante e toda a comunidade”, explica a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Janaína Müller Geraldi.

Durante o período da manhã, o encontro foi conduzido pelos membros da comunidade escolar que atuam como representantes do Município de Maripá no programa. A gestora de Educação Ambiente, Irani Moreira Kreutz, abriu o ciclo de palestras apresentando o projeto de saúde integrativa. Também palestrou a nutricionista, Jussara Garcia Rosa França que falou sobre alimentação saudável; o educador físico, Elvio Pegoraro, que abordou a importância da atividade física para promoção da qualidade de vida; e a diretora da Escola Municipal Rural Eça de Queiroz, Sonia Schlinwein, que falou sobre liderança.

No período da tarde, os facilitadores foram o médico e professor universitário, Roberto Almeida e a advogada e consultora em Práticas Restaurativas, Cristina Arakaki. Os palestrantes falaram sobre a saúde integrativa a partir da união entre educação, saúde e sustentabilidade.

Últimas Notícias
Cotidiano 20 Abr às 09:39
A vítima, que foi identificada como sendo Lucas Guirão, realizava um trabalho no local quando o incidente aconteceu
Cotidiano 19 Abr às 15:25
Ela era moradora de Santa Helena e deixa uma filha de dois anos
Cotidiano 19 Abr às 14:45
Pax Bom Jesus
Cotidiano 19 Abr às 14:08
O encontro teve a participação de gerentes e equipes técnicas agronômicas de todas as Lojas Agropecuárias Copagril do Paraná e do Mato Grosso do Sul e foi realizado nas dependências da AACC, em Marechal Cândido Rondon.
Cotidiano 19 Abr às 11:00
Equipe Cicles Motos Bike Team é patrocinada pela Opção Telecom, E-Gera e Dona Violeta
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento