Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Facebook encerra parceria com provedores de dados para anunciantes
Os dados dos usuários foram usados pela consultoria para distribuir propaganda da campanha do republicano Donald Trump
Por Folha Press | Postado em: 30/03/2018 - 17:18

Publicidade
Publicidade
Publicidade

O Facebook informou que vai encerrar suas parcerias com grandes provedores de dados que ajudam anunciantes a enviar propaganda segmentadas para usuários da rede social. O movimento é mais uma das ações da empresa após o escândalo do vazamento de dados pessoais de 50 milhões de pessoas para a consultoria política Cambridge Analytica, que colocou dúvidas sobre como o Facebook trata as informações dos usuários.

Os dados dos usuários foram usados pela consultoria para distribuir propaganda da campanha do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais americanas de 2016. 

O Facebook oferece aos anunciantes a opção de segmentar seus anúncios com base em dados coletados por empresas como a Acxiom e a Experian. Essas companhias combinam os dados presentes na rede com informações próprias, como padrão de consumo em lojas físicas.

Combinando essas informações com as já disponíveis no Facebook e as dos bancos de dados dos anunciantes, é possível enviar propaganda levando em conta faixa de renda, atividade profissional e padrão de consumo, por exemplo. Quando um anunciante usa serviço do tipo para distribuir propaganda no Facebook, a companhia divide parte da receita com o provedor de dados.

A ferramenta, chamada Partner Categories, foi criada em 2013 e tem sido amplamente utilizada entre certas categorias de anunciantes -como montadoras, fabricantes de artigos de luxo e empresas de bens de consumo- que não vendem diretamente aos consumidores e têm relativamente pouca informação sobre quem são seus clientes, segundo o Facebook. Ela deve ser encerrado em seis meses. "Embora essa seja uma prática comum na indústria, acreditamos que esse passo ajudará a melhorar a privacidade das pessoas no Facebook", disse Graham Mudd, diretor de marketing de produtos do Facebook, em comunicado.

O Facebook se recusou a comentar sobre como a mudança poderia afetar sua receita publicitária. Os anunciantes ainda poderão usar serviços de dados de terceiros para medir o desempenho de seus anúncios examinando dados de compra, disse o Facebook. O Facebook também ajustou as configurações de privacidade em seu serviço nesta quarta-feira (28), dando aos usuários controle sobre suas informações pessoais em menos etapas.

Últimas Notícias
Cotidiano 28 Mar às 16:50
Este é o terceiro ano do programa sob a coordenação do instrutor Sub Tenente, Jair Chagas
Cotidiano 28 Mar às 16:33
A recolha ocorrerá normalmente no sábado (30)
Cotidiano 28 Mar às 15:17
Há apenas 9 meses, ele enfrentou a perda de sua esposa e filho
Cotidiano 28 Mar às 13:39
A criança morreu na manhã desta quinta-feira (28)
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento