Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Em um mês, 673 pessoas faltaram em atendimentos agendados no Ciscopar e 211 nas UBS’s em Maripá
A orientação é de que os pacientes entrem em contato com as UBS’s com antecedência para justificar a ausência.
Por Assessoria | Postado em: 10/08/2018 - 14:09

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Saúde de Maripá registrou nos últimos meses um alto índice de absenteísmo, ou seja, pessoas que faltaram em consultas e exames agendados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A maior falta ocorreu em exames gerais e consultas com especialistas realizadas por meio do Ciscopar, somando 673 casos de acordo com o último relatório emitido, referente ao mês de junho.

Nos serviços disponibilizados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, 211 faltas foram contabilizadas apenas em julho. No Centro de Saúde foram 33 faltas ao dentista, 24 faltas em consultas de enfermagem, 52 na fisioterapia e 32 ausências nas consultas médicas. No distrito de Candeia, houve sete faltas ao dentista, uma falta em consulta de enfermagem e cinco ausências nas consultas médicas. Em Pérola Independente, duas pessoas faltaram ao dentista, quatro em consultas de enfermagem e 12 nas consultas com médico.

Número significativo de faltas também foi registrado na Unidade de Atenção Primária à Saúde da Família. Foram 23 ausências em consultas de psicologia e 16 de fonoaudiologia. Estes números correspondem a apenas 15 dias do mês de julho, visto que na outra quinzena a unidade estava fechada devido a férias dos servidores.

A Secretaria de Saúde está apresentando, desde o mês de julho, o absenteísmo de cada unidade por meio de um baner informativo. “Para um município de menos de seis mil habitantes estes números são altíssimos. O objetivo é conscientizar a população de que quando uma pessoa falta ao seu atendimento sem avisar, está excluindo a oportunidade de outra pessoa ser atendida e sobrecarrega as agendas dos profissionais de saúde”, explica a secretária da pasta, Andréia Bento Maria Scudeller.

A orientação é de que os pacientes entrem em contato com as UBS’s com antecedência, seja por ligação ou pessoalmente, para justificar a ausência caso não possa comparecer ao atendimento por algum motivo relevante. Desta forma, o profissional terá tempo hábil de encaixar outro paciente no lugar.

 

Últimas Notícias
Cotidiano 29 Mar às 09:14
A mãe ficou hospitalizada e em seguida foi para a UTI, onde faleceu na madrugada desta quinta-feira.
Cotidiano 29 Mar às 08:40
A queda nos nascimentos segue uma tendência nacional, já que todas as regiões e grande parte dos estados apresentaram estatísticas semelhantes no período.
Cotidiano 28 Mar às 16:50
Este é o terceiro ano do programa sob a coordenação do instrutor Sub Tenente, Jair Chagas
Cotidiano 28 Mar às 16:33
A recolha ocorrerá normalmente no sábado (30)
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento