Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Dia de Campo Milho Safrinha Copagril difunde híbridos de biotecnologia avançada
O evento teve início na manhã de hoje (08)
Por Assessoria | Postado em: 08/06/2018 - 14:15

Mais Imagens
Publicidade
Publicidade
Publicidade

 

Com demonstração de mais de 50 híbridos, teve início na manhã de hoje (08) e segue com programação até as 17h30, o Dia de Campo do Milho Safrinha Copagril, que está sendo realizado na Estação Experimental da cooperativa, em Marechal Cândido Rondon.

Muitos produtores rurais já circularam pelo local do evento nesta manhã, aproveitando a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre os diferentes materiais expostos.

De acordo com o diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, o Dia de Campo conta com empresas parceiras para demonstrar aos associados da cooperativa e produtores em geral as características das variedades que estão no mercado. “Na nossa estação experimental os produtores têm condições de comparar os híbridos e escolher aquele que melhor se adapta às condições de sua propriedade. Nós recomendamos que o produtor escolha variedade que tenha não só boa produtividade, mas também boa qualidade de grão”, salienta.

Conforme Chapla, existe uma tendência que o milho poderá se tornar uma commodity a ser classificada a partir do seu teor de amido. Desse modo, poderão ser melhor remunerados os produtos com maior conversão em energia – assim como hoje acontece com o trigo, por exemplo.

Segundo o diretor-presidente, mesmo com a estiagem de cerca de 40 dias ocorrida na região Oeste paranaense, muitos produtores deverão ter bons resultados na colheita da safrinha deste ano. “É evidente que haverá grande variação de resultados, mas principalmente quem investiu em tecnologia poderá ter uma produtividade satisfatória”, enfatiza Chapla.

Experimentos

Na estação experimental, a Copagril cultivou mais de 50 híbridos de empresas parceiras, dividindo em parcelas devidamente identificadas. Conforme o gerente da área experimental, Darci Sonego, todas as variedades receberam o mesmo manejo. “O plantio foi realizado no dia 06 de fevereiro, com adubação de base (14 sacos) e adubação nitrogenada de cobertura (sete sacos). Foram realizadas três aplicações de fungicida e quatro de inseticida”, descreve, acrescentando que, mesmo diante da estiagem prolongada não houve irrigação.

No evento, os visitantes ainda recebem dicas de manejo e podem conferir demonstração de pastagens, agricultura de precisão e máquinas agrícolas.

Biotecnologia

Durante as visitas, os produtores recebem informações sobre os tipos de híbridos, suas características de colmo, enraizamento, tolerância às condições climáticas, resistência a pragas, formação de espiga e peso de grão.

Algumas empresas fizeram pré-lançamento de uma nova geração de híbridos, com maior biotecnologia, que será colocada no mercado já para a próxima safrinha: são materiais com ultrarresistência a lagartas.

Colheita

O desenvolvimento das plantas e as espigas formadas podem ser conferidas durante a visitação ao evento. “Depois que o milho estiver maduro e fizermos a colheita, todos os resultados de produtividade de cada híbrido serão repassados para o nosso setor agronômico da cooperativa, ficando à disposição dos produtores que quiserem obter esta informação após o evento”, conclui Darci Sonego.

 

Últimas Notícias
Cotidiano 27 Mar às 21:37
Pax Bom Jesus
Cotidiano 27 Mar às 16:42
Na próxima semana o clube retorna a programação normal com matinê
Cotidiano 27 Mar às 16:21
A exposição ficará disponível gratuitamente do dia 1º à 30 de abril, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h
Cotidiano 27 Mar às 16:05
Evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue é dever de todos
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento