Você está em: Página Inicial > Trânsito
Detran agiliza emplacamento de veículos no modelo Mercosul
Por CGN | Postado em: 17/01/2019 - 11:30

Publicidade
Publicidade
Publicidade

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) publicou nesta quarta-feira (16) uma portaria que cria um sistema logístico mais eficiente para atender a demanda de emplacamento das placas do Mercosul em veículos registrados no Paraná.

A nova determinação autoriza o estampador a vincular a placa nos veículos em pátios de empresas, concessionárias e revendedores ou fabricantes e montadoras de veículos, após o devido registro e licenciamento.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior, que esteve na sede do órgão para anunciar redução nos valores de algumas taxas do Detran, afirmou que a medida diminui a burocracia do emplacamento.

“Ela vai dar oportunidade para que o despachante vá até o local onde a pessoa compra o seu carro. Até então, o cidadão tinha que se deslocar para fazer esse emplacamento”, explicou. “Agora haverá uma flexibilização deste processo”, disse.

O novo sistema de placa de identificação no padrão Mercosul é uma determinação do Governo Federal e já foi adotado no Paraná. As fabricantes e estampadoras de placas precisam se credenciar junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e fazerem um recadastramento no Detran-PR para serem autorizadas a fabricar e estampar as placas. Até então, as fabricantes só precisavam ser cadastradas no Detran-PR.

FACILITADOR - Por ser um sistema novo e com mais especificações, o número de empresas que realizam esse serviço ainda é reduzido. Dessa forma, alguns municípios do Estado ainda não possuem empresas estampadoras credenciadas, o que será facilitado pelo deslocamento dos funcionários.

“É uma medida que vai facilitar a vida do usuário. O estampador estará autorizado a sair da sua empresa e ir até a concessionária ou agência onde o motorista comprou o seu carro”, afirmou o diretor-geral do Detran, coronel Cesar Kogut.

“O modelo ainda está lento, até por falta de estampador credenciado no Paraná, o que está causando alguns transtornos. Estamos tentando solucionar isso para minimizar os efeitos junto ao usuário do sistema”, destacou.

No modelo anterior, as placas possuíam um lacre, que foi substituído pelo QR Code, além de outros itens de segurança. Com a extinção do lacre, somente as empresas estampadoras de placas têm autorização para realizar a vinculação da placa nos veículos.

Últimas Notícias
Trânsito 28 Mar às 11:43
A pista ficou totalmente interditada
Trânsito 28 Mar às 09:32
Cinco pessoas ficaram feridas foram encaminhadas pelo Corpo de Bombeiros e Samu para atendimento médico
Trânsito 28 Mar às 08:26
Socorristas do Samu encaminharam a vítima até uma Unidade Hospitalar
Trânsito 28 Mar às 07:55
Foi na noite de quarta-feira (27)
Trânsito 28 Mar às 06:47
Socorristas Siate foram mobilizados para prestar socorro ao motociclista, mas quando chegaram ele já estava sem vida
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento