Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Contas de luz terão bandeira verde em dezembro
A justificativa para a redução na cobrança, após meses com a taxa-extra, está no início do período de chuvas
Por Extra.com | Postado em: 30/11/2018 - 15:51

Publicidade
Publicidade
Publicidade

 A conta de luz do brasileiro terá um alívio em dezembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta-feira, que estará em vigor, no próximo mês, a bandeira verde. Com isso, não haverá cobrança de taxa-extra nas tarifas de eletricidade. Em novembro, estava em vigor a bandeira amarela, com custo de R$ 1 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.

A justificativa para a redução na cobrança, após meses com a taxa-extra, está no início do período de chuvas. Segundo a Aneel, apesar de os reservatórios ainda estarem com níveis reduzidos, a agência acredita que, com o período das chuvas, haja elevação gradual no nível de produção de energia pelas usinas hidrelétricas.

“Mesmo com a bandeira verde é importante manter as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício de energia elétrica”, destacou a agência.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. A adoção de cada bandeira, nas cores verde (sem cobrança extra), amarela e vermelha (patamar 1 e 2), está relacionada aos custos da geração de energia elétrica.

Quando chove menos, é preciso acionar usinas térmicas, que são mais caras que as hidrelétricas. Todo o custo extra é repassado para os consumidores.

Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp do Portal Nova Santa Rosa.

 

Últimas Notícias
Cotidiano 28 Mar às 16:50
Este é o terceiro ano do programa sob a coordenação do instrutor Sub Tenente, Jair Chagas
Cotidiano 28 Mar às 16:33
A recolha ocorrerá normalmente no sábado (30)
Cotidiano 28 Mar às 15:17
Há apenas 9 meses, ele enfrentou a perda de sua esposa e filho
Cotidiano 28 Mar às 13:39
A criança morreu na manhã desta quinta-feira (28)
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento