Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Consumidor, você sabe como funcionam as garantias sobre produtos e serviços?
Artigo
Por | Postado em: 27/10/2018 - 17:51

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ao adquirir um produto com vício ou defeito, o consumidor pode fazer uso de dois tipos de garantias, a garantia contratual e a legal.

A garantia contratual não é obrigatória. Na maioria das vezes é ofertada pelos fabricantes e fornecedores para atrair os consumidores, com intuito de demonstrar que há segurança em adquirir seu produto ou serviço. Esta garantia tem seus termos discriminados no chamado “Termo de Garantia”, que normalmente é entregue junto com o manual do produto.

Há também a chamada garantia legal, prevista em lei. Muitos consumidores não sabem deste importante meio de defesa aos seus direitos.  Ela esta prevista no Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 26, o qual determina o prazo de 30 (trinta) dias para o consumidor reclamar a existência de vício em produtos e serviços não duráveis. Prevê também o prazo de 90 (noventa) dias para reclamar vícios sobre produtos e serviços duráveis.

Produtos não duráveis são aqueles que possuem uma vida útil curta, tais como produtos alimentícios. Já da lista dos produtos duráveis podemos citar os eletrodomésticos e os veículos.

Caso o vício no produto ou serviço seja de fácil percepção, ou seja, o consumidor pode facilmente perceber o defeito no primeiro contato direto com o produto, o prazo para reclamar tem início com a entrega do produto ou serviço ao consumidor. Inicia-se, por exemplo, quando o consumidor retirar o produto da loja ou recebê-lo em sua casa.

Em se tratando de vício oculto, quando o problema somente é identificado após determinado tempo de uso do produto, o prazo para reclamar inicia a partir do momento que o consumidor tomar conhecimento dele.

É muito importante o consumidor saber que a garantia contratual é somada à garantia legal. Por exemplo, se você comprou um televisor cuja garantia contratual é de 1 (um) ano, a garantia total deste produto será de 1 ano e 3 meses.

É de suma importância frisar que o prazo da garantia deixa de correr quando o consumidor faz a reclamação ao fornecedor ou fabricante. Por isto é muitíssimo importante que as reclamações sejam documentadas. O consumidor deve exigir um termo de entrega do produto quando levá-lo à assistência para conserto. Caso a reclamação seja efetuada por telefone, anote o número do protocolo originado na ligação e a data em que ela ocorreu. Quando for receber o produto devidamente reparado exija um documento relatando o serviço prestado e a data da entrega do bem.

Muitas vezes o vício oculto se manifesta após o vencimento da garantia contratual. Valendo-se disso, os fornecedores de serviços e produtos negam-se a prestar a assistência necessária ao consumidor prevista no artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor.

Esta condutada é amplamente abusiva e viola os direitos do consumidor. Caso isso aconteça contigo, não aceite calado esta situação e procure um (a) advogado (a) para defender seus direitos.

Últimas Notícias
Cotidiano 26 Abr às 08:50
O Seminário de Suinocultura Copagril contou com a presença de cerca de 300 pessoas, entre eles os diretores da Cooperativa, produtores, além de conselheiros e equipe técnica da cooperativa.
Cotidiano 25 Abr às 17:30
A máquina estava energizada, sendo necessário que a Copel desligasse os cabos para evitar descarga
Cotidiano 25 Abr às 16:58
O evento acontece a partir das 18h00, no Pavilhão da Comunidade Evangélica
Cotidiano 25 Abr às 15:14
A comunidade está indignada e inconformada com essas atitudes
Cotidiano 25 Abr às 14:43
Além da cliente, a caixa do supermercado que realizou o atendimento, também levou o prêmio no valor de R$1000
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento