Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Com amanhecer gelado, sexta-feira permanece com chance de neve em SC
Em Urupema ocorreu registro de sincelo e sensação térmica de até -5,4°C, por volta das 7h. Há previsão de ressaca no Litoral por conta das fortes rajadas de vento.
Por G1 Santa Catarina | Postado em: 10/08/2018 - 08:13

Mais Imagens
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A possibilidade de neve segue até o fim da manhã desta sexta-feira (10) na Serra catarinense. O fenômeno ocorre com o avanço de uma massa de ar frio por Santa Catarina e causa queda nas temperaturas. Além disso, um ciclone em alto mar, é responsável pela umidade que chega até a Serra catarinense e permite precipitações, que podem ocorrer em forma de chuva ou neve.

No Morro das Torres, no ponto mais alto de Urupema, na Serra catarinense, amanheceu com temperatura negativa, sendo que a mínima às 7h chegou a -1°C com a sensação térmica de -5,4°C.

A vegetação ficou toda branca coberta com a formação de sincelo, outro fenômeno característico da região que ocorre quando o nevoeiro congela ao tocar alguma superfície, como as árvores e plantas.

O tempo fica encoberto a nublado no início do dia, melhorando com sol no decorrer do período, em todas as regiões. No Sul catarinense, condição de chuva fraca e isolada no início do dia. Há previsão de ressaca no Litoral por conta das fortes rajadas de vento.

Neve na Serra

Os registros de neve, com imagens e vídeos, ocorreram na tarde de quinta-feira (9) em pelo menos três cidades catarinenses: Urupema, Urubici e São Joaquim. Até o final da manhã há expectativa de neve novamente para essas cidades.

O frio segue forte nesta sexta, com destaque para o Oeste e região Serrana. Segundo a Epagri/ Ciram, por volta das 6h as mínimas marcaram: 

  • No Morro da Igreja, entre os municípios de Urubici e Bom Jardim da Serra, a temperatura é de -0,4°C com sensação térmica de -4,7°C;
  • Em São Joaquim a temperatura é de 1,4°C com sensação térmica de -5,6°C;
  • Em Água Doce a temperatura é de 1,6°C com sensação térmica de -5,7°C;
  • Em Tangará a temperatura é de 2,6°C com sensação térmica de -4,2°C;
  • Em Campo Belo do Sul a temperatura é de 4,3°C com sensação térmica de -1,9°C.

Conforme a Central NSC de Meteorologia, a sensação térmica é um dado calculado, que leva em consideração a temperatura do ar e a velocidade do vento. "Só é possível fazer esse calculada nos locais onde há medição dessas duas variáveis meteorológicas", afirma a técnica em meteorologia Bianca Souza.

Alerta da Marinha

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), emitiu um aviso nesta sexta sobre o vento intenso de direção Nordeste a Noroeste rondando para direção Noroeste a Sudoeste de até 87 km/h, com rajadas, nas proximidades do litoral do estado do Rio Grande do Sul e do Litoral Sul de Santa Catarina, até o sábado durante a noite.

Há previsão de ressaca com ondas de direção Sul a Sudeste entre 2,5 e 3,0 metros de altura, entre as cidades de Chuí (RS) e Florianópolis, a partir da tarde até o domingo (12) pela manhã. 

Últimas Notícias
Cotidiano 19 Abr às 15:25
Ela era moradora de Santa Helena e deixa uma filha de dois anos
Cotidiano 19 Abr às 14:45
Pax Bom Jesus
Cotidiano 19 Abr às 14:08
O encontro teve a participação de gerentes e equipes técnicas agronômicas de todas as Lojas Agropecuárias Copagril do Paraná e do Mato Grosso do Sul e foi realizado nas dependências da AACC, em Marechal Cândido Rondon.
Cotidiano 19 Abr às 11:00
Equipe Cicles Motos Bike Team é patrocinada pela Opção Telecom, E-Gera e Dona Violeta
Cotidiano 19 Abr às 08:40
Palmas, no sul do estado, Pinhão, na região central, e Fazenda Rio Grande e Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, tiveram mínimas abaixo dos 7°C.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento