Você está em: Página Inicial > Trânsito
Coetran define mudanças no estacionamento da Rua Dom João VI em Marechal Rondon
O encontro foi realizado na manhã desta sexta-feira (27)
Por Assessoria | Postado em: 27/04/2018 - 13:12

Mais Imagens
Publicidade

Soluções para o trânsito rondonense e a apresentação de estatísticas de acidentes ocorridos em 2016/2017, foram as pautas da reunião do Conselho Executivo de Trânsito (Coetran), de Marechal Rondon. O encontro, realizado na manhã desta sexta-feira (27), no auditório do paço municipal, contou com a presença do vice-prefeito Ila, vice-presidente do Coetran, do secretário de Mobilidade Urbana, coronel Welyngton Alves da Rosa, que conduziu a reunião, do vereador Sauer, representantes das forças policiais, e de entidades participantes do conselho.

Aprovado por unanimidade, ficou estabelecido na reunião, que o estacionamento na Rua Dom João VI, entre a Avenida Rio Grande do Sul e a Rua Espírito Santo será todo oblíquo. O secretário de Mobilidade Urbana, coronel Welyngton Alves da Rosa destaca que assim, o número de vagas será aumentado em 40%, em comparação com as vagas atuais. “Proporcionaremos mais vagas para idosos, portadores de necessidades especiais e para motociclistas. Estamos fazendo essas alterações para atender principalmente, a Feira do Produtor Rural e o Sindicato Rural Patronal, que estavam com uma grande dificuldade de vagas de estacionamento”, explica.

Em números

Na mesma ocasião, representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros apresentaram os números de acidentes de trânsitos registrados em 2016/2017, no município. Segundo a apresentação conduzida pelo soldado Garcia, da Polícia Militar (PM), foram registrados pelo órgão em 2017, 296 acidentes de trânsito, com 222 vítimas e cinco óbitos. O capitão Souza, da PM, falou sobre os números. “Nós temos mais mortes em Marechal Rondon por acidentes de trânsito, do que por homicídios, por exemplo. Em 2017, tivemos dois homicídios contra cinco óbitos no trânsito, falando somente do perímetro urbano. Esses números são, portanto, alarmantes e requerem atenção e conscientização da importância do respeito às leis de trânsito e da educação dos rondonenses nesse quesito, para que os índices diminuam”, pontua Souza.

O capitão também destacou as ações da administração municipal, através da Secretaria de Mobilidade Urbana. “Algumas modificações no trânsito rondonense, incluindo a retirada de contornos na Avenida Rio Grande do Sul já apresentaram resultados positivos, sendo perceptível a diminuição de acidentes nesses locais”, complementa. Os relatórios da PM apontam as avenidas, como os locais com maior número de acidentes.

Veículos

A frota de veículos em Marechal Rondon cresceu 53% nos últimos dez anos. Ao final de março de 2018, o número de registros chegou a 41.313 veículos.

Notificações

As principais notificações em 2017 foram, em primeiro lugar, a falta do uso do cinto de segurança, totalizando 329 registros, seguida da condução de veículo sem registro ou licença, com 186 notificações e em terceiro lugar, dirigir sem CNH, com 142 registros. “Vale ressaltar que a condução sem CNH está diretamente ligada ao número de acidentes, visto que a falta de preparo é fator determinante para problemas no trânsito”, ressalta o capitão Souza.

Corpo de Bombeiros

O tenente do Corpo de Bombeiros, Lucas Schlögl, apresentou alguns números registrados pelo órgão, que diferentemente da Polícia Militar, atende em Marechal Rondon, o perímetro urbano e as rodovias estaduais e federais que passam pelo município. Em 2017, foram atendidas 497 vítimas, sendo que os maiores números de atendimento se concentram em acidentes que envolvem a colisão entre automóveis e motocicletas, seguidos de quedas de bicicletas e de motocicletas.

Últimas Notícias
Trânsito 22 Set às 15:49
O condutor utilizou um pedaço de madeira pra que o veículo não tombasse, até a chegada do guincho
Trânsito 22 Set às 12:50
Seis pessoas estavam no carro de luxo, que bateu contra um semáforo. Situação aconteceu na madrugada deste sábado (22).
Trânsito 22 Set às 09:32
Ele perdeu o controle ao passar sobre um quebra-molas
Trânsito 22 Set às 08:49
A polícia acredita que o rapaz tenha causado o acidente propositalmente
Trânsito 22 Set às 08:23
O ônibus com turistas seguia para Foz do Iguaçu
Trânsito 21 Set às 16:50
As motocicletas foram guinchados e encaminhados para o Detran
Trânsito 21 Set às 16:00
O condutor da moto foi socorrido com uma luxação na perna esquerda
Trânsito 21 Set às 15:15
O condutor teria sido fechado por outro veículo e, ao desviar, perdeu o controle da carreta e tombou.
Trânsito 20 Set às 18:47
O Astra despencou em uma cachoeira
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento