Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Ciclista olímpico Valdir Lermen recebe “Medalha de Honra ao Mérito” nesta quinta-feira em Marechal Rondon
A honraria será entregue no mesmo dia em que Marechal Cândido Rondon celebra o Dia Municipal do Ciclista.
Por Assessoria | Postado em: 18/09/2018 - 08:09

Mais Imagens
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon realiza, nesta quinta-feira (20), sessão solene para entrega de “Medalha de Honra ao Mérito” ao ex-ciclista rondonense Valdir Lermen. A cerimônia, que integra a programação da 2ª Semana Municipal do Ciclista, inicia às 19h30, na Câmara de Vereadores.

A honraria será entregue no mesmo dia em que Marechal Cândido Rondon celebra o Dia Municipal do Ciclista.

O vereador Nilson Hachmann é o autor da homenagem, cuja proposta foi aprovada por unanimidade na Casa de Leis. Ao justificar a entrega da medalha, Nilson cita que Valdir Lermen foi o único rondonense a participar uma Olimpíada, além de ter sido destaque em competições como membro da equipe profissional da Caloi.

“Em 1996, ele integrou a equipe brasileira de ciclismo nas Olimpíadas de Atlanta, nos Estados Unidos. Competiu profissionalmente em várias provas no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa, conquistando lugar no pódio várias vezes. Também garantiu títulos ao município de Marechal Cândido Rondon em competições regionais, estaduais e nacionais. É um currículo esportivo exemplar, que merece ser reconhecido pela comunidade”, enaltece Nilson.

Histórico

Valdir Lermen nasceu em Marechal Cândido Rondon em 07 de abril de 1977. Ele é filho de Liro Lermen e Ledi Zastrow.

Começou ainda criança a competir no ciclismo, disputando campeonatos de bicicross. Dos sete aos 13 anos representou o município e as Lojas Hermes Macedo (HM) em provas da modalidade, sagrando-se campeão paranaense e regional nas diversas categorias que competiu.

Depois, aos 14 anos, começou a competir na modalidade de mountain bike (MTB), disputando provas na região.

Em 1993, ao vencer uma prova do Campeonato Regional em Foz do Iguaçu, foi convidado a competir na primeira etapa do Regional de Ciclismo de Estrada (Speed), em Cascavel, representando Marechal Cândido Rondon. Valdir venceu a prova e, por incentivo da Prefeitura e empresas locais, passou a se dedicar ao ciclismo em tempo integral a partir de 1994.

A partir de então, venceu várias provas regionais e disputou o campeonato estadual, tornando-se campeão paranaense nas categorias júnior e elite. Ainda em outubro de 1994, foi convocado pela Federação Paranaense para representar o Estado no Campeonato Brasileiro daquele ano.

Foi quando sagrou-se campeão brasileiro de pista, estabelecendo o novo recorde na prova de 3 mil metros – perseguição individual, no velódromo de Curitiba (PR). Através dessa conquista, que superou o recorde que era do então técnico da Caloi, foi contratado pela equipe da fabricante de bicicletas.

No início de 1995, foi um dos cinco entre os 12 atletas da Caloi a ser selecionado para representar o Brasil nos Jogos Panamericanos de Mar del Plata, na Argentina.

Em 1996, defendeu a equipe brasileira de ciclismo nas Olimpíadas de Atlanta. Contudo, no primeiro dia de treinamento nos Estados, foi atropelado às vésperas do início das competições. Mesmo assim, Valdir participou da prova de contrarrelógio individual, quando os competidores percorreram a distância de 52 km. Embora machucado, o rondonense ainda conseguiu chegar em 35º lugar, entre 220 competidores.

Valdir atuou profissionalmente como ciclista até 2000, competindo este último ano pela Prefeitura de Marechal Cândido Rondon.

Há 10 anos Valdir Lermen reside em Toledo (PR). Ele é casado com Rachel Mohana de Carvalho Refosco Lermen e atua como representante comercial.

 

Últimas Notícias
Cotidiano 19 Abr às 11:00
Equipe Cicles Motos Bike Team é patrocinada pela Opção Telecom, E-Gera e Dona Violeta
Cotidiano 19 Abr às 08:40
Palmas, no sul do estado, Pinhão, na região central, e Fazenda Rio Grande e Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, tiveram mínimas abaixo dos 7°C.
Cotidiano 18 Abr às 11:23
Evento reunirá cerca 2.000 atletas e participantes
Cotidiano 17 Abr às 15:44
Evento será nos dias 24 e 25 de maio e contará com mais de 60 deliciosos pratos
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento