Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Campanha do Dia Mundial de Higienização das Mãos alerta para prevenção da sepse nos serviços de saúde
O simples e rápido ato de lavar as mãos com sabão pode impedir em 40% a incidência de infecções.
Por Assessoria | Postado em: 07/05/2018 - 10:05

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dia 5 de maio é o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Com o lema: “Está em suas mãos prevenir a sepse na assistência à saúde”, a campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) deste ano alerta para os cuidados dos trabalhadores de saúde na prevenção da sepse.

A sepse (antes conhecida como septicemia) é um conjunto de manifestações que o organismo apresenta, produzidas por uma infecção. Apesar de a campanha ser direcionada aos servidores de saúde, a sepse também afeta mais de 30 milhões de pacientes, anualmente, em todo o mundo, demandando ações urgentes de prevenção destes eventos em serviços de saúde.

O simples e rápido ato de lavar as mãos com sabão pode impedir em 40% a incidência de infecções tais como a diarreia, gripe, resfriado, erupções e doenças de pele, dores de garganta, infecções no ouvido e estômago. Muitos fungos e germes se acumulam nas mãos e são facilmente transmitidos a outras pessoas.

Desta forma, há certos cuidados com a higiene que todos devem habituar-se em ter, a fim de evitar riscos à saúde. É recomendável lavar as mãos antes e depois de mexer em alimentos, depois de tomar banho, depois de assoar o nariz, depois de espirrar ou tossir, após trocar fraldas e após estar em contato com doentes, por exemplo.

A lavagem correta das mãos deve ser feita com o uso de sabão ou detergente. É importante esfregar bem a palma das mãos, assim como todos os dedos e os espaços entre eles e as pontas dos dedos e as unhas (de ambos os lados das mãos). Após retirar o sabão com água, deve-se enxugar bem, com papel toalha ou um pano limpo.

Últimas Notícias
Cotidiano 29 Mar às 09:14
A mãe ficou hospitalizada e em seguida foi para a UTI, onde faleceu na madrugada desta quinta-feira.
Cotidiano 29 Mar às 08:40
A queda nos nascimentos segue uma tendência nacional, já que todas as regiões e grande parte dos estados apresentaram estatísticas semelhantes no período.
Cotidiano 28 Mar às 16:50
Este é o terceiro ano do programa sob a coordenação do instrutor Sub Tenente, Jair Chagas
Cotidiano 28 Mar às 16:33
A recolha ocorrerá normalmente no sábado (30)
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento