Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Cai índice de infestação da Dengue em Toledo
Setor de Endemias comemora resultado obtido no quarto LIRAa realizado esse mês. Município é enquadrado com baixo índice de infestação predial
Por Assessoria | Postado em: 12/07/2018 - 18:19

Publicidade
Publicidade
Publicidade

 

Toledo registra o menor índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, deste ano. O resultado foi obtido no 4º Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) realizado na terça (10) e quarta-feira (11) desta semana pela Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Endemias. O índice obtido foi de 0,4%. Isso enquadrou o município como Baixo Risco. O aceitável pelo Ministério da Saúde é de até 1%.

Apesar do Programa do Ministério da Saúde ter classificado 1730 imóveis para vistoria, as equipes de endemias de Toledo visitaram 1900 imóveis. Os trabalhos foram realizados por uma equipe de aproximadamente 50 agentes de endemias. Na série histórica, 2018 foi um ano de baixos índices: 3,3% em janeiro; 3% em março; 1,3% em maio; e agora 0,4% em julho.

O Coordenador do Setor de Endemias, Selídio Schimidt, comemorou o resultado. Ele admitiu estar um pouco surpreso com o resultado. “Um pouco foi surpresa sim, mas um fator diferencial foi o trabalho realizado pelos agentes de Endemias com a comunidade. Nós fizemos mais reuniões, orientamos que eles mostrassem mais para as pessoas o que é um criadouro, nem que isso demandasse um pouco mais de tempo. Felizmente houve esse retorno da população, que começou a cuidar mais do seu quintal”, elogiou.

“Não podemos deixar de considerar o fator climático. Nesse período tivemos temperaturas mais baixas e com isso, muitos mosquitos acabam morrendo, diminuindo a intensidade de infestação”, acrescentou Selídio.

Nova estratégia

O método de trabalho das equipes teve alterações no último mês, passando a trabalhar em forma de mutirões. “Nós deixamos alguns agentes zoneados, ou seja, responsáveis pelo território próximo de suas residências, enquanto isso, os demais atuaram em forma de mutirões. Concentramos todos eles no escritório e passamos a sair em grupos para as regiões da cidade. Com isso, conseguimos realizar uma varredura mais eficaz em todas as localidades. Ganhamos tempo e fizemos uma cobertura maior”, explicou o Coordenador de Endemias.

Novidade

Uma informação que chamou a atenção foi o fato que, das 60 localidades ou bairros vistoriados pelo Programa, em apenas quatro deles foram registrados criadouros com larvas do mosquito. America II, Vila Becker, Pinheirinho e Santa Clara IV.

O Coordenador de Endemias alerta que isso não é motivo para relaxar nos cuidados. “Para o levantamento do índice rápido, nós vistoriamos apenas 5% de todas as localidades, conforme sorteio do Programa Nacional do Ministério da Saúde. Os cuidados devem continuar os mesmos, pois para o mosquito não existem barreiras geográficas. Esse é um momento de deixarmos a casa em ordem. Assim, com a chegada do verão podemos reduzir a incidência não só do Aedes, mas do próprio pernilongo que traz muito incômodo para as pessoas”.

Encaminhamentos

Como de praxe, as equipes irão intensificar os trabalhos esta semana nas regiões onde foram registrado algum índice de infestação.

“Nós agradecemos a população que atendeu os apelos dos agentes e tomou os cuidados necessários para que hoje estivéssemos comemorando esses resultados positivos. Quando cada um faz a sua parte o resultado aparece”, agradeceu Selídio.

 

Últimas Notícias
Cotidiano 28 Mar às 11:22
Se você empresário(a) tem interesse em expor sua empresa, seus produtos, a sua marca na 18ª ExpoRosa, entre em contato com a Acinsar pelo (45) 9 9841-1114 ou (45) 3253-1304
Cotidiano 28 Mar às 10:55
Garanta a sua ficha na ACINSAR, pelo telefone (45) 3253-1304, WhatsApp (45) 9 9841-1114 ou com membros da diretoria
Cotidiano 27 Mar às 21:37
Pax Bom Jesus
Cotidiano 27 Mar às 16:42
Na próxima semana o clube retorna a programação normal com matinê
Cotidiano 27 Mar às 16:21
A exposição ficará disponível gratuitamente do dia 1º à 30 de abril, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento