Você está em: Página Inicial > Cotidiano
BPFron cumpre mandados de busca e apreensão durante Operacão Esforço Integrado
Foram três mandados de busca e apreensão na cidade de Mercedes
Por | Postado em: 20/06/2018 - 07:30

Mais Imagens
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Na data de ontem (19), durante a Operação Esforço Integrado, Policiais Militares do BPFron - Batalhão de Polícia de Fronteira e agentes da Receita Federal deram cumprimento a três mandados de busca e apreensão em três residências na cidade de Mercedes. Os alvos seriam possíveis traficantes e contrabandistas da cidade. Em uma das residências foram localizados rádios transmissores bem como caixas de papelão vazias de de produtos contrabandeados.

Os Policiais Militares do Pelotão C.O.B.R.A. do BPFron também realizaram apreensão nesta operação já na noite de terça - feira (19). Foi durante patrulhamento aquático no lago Itaipu no município de Mercedes - PR. Foi encontrado uma embarcação de 6 metros com motor Mercury 40hp abandonada em um porto clandestino sem nenhum sinal de identificação, tampouco número de inscrição. Realizado buscas no local, não foi localizado nenhum proprietário. Como é sabido na região de fronteira que este tipo de embarcação é utilizado para a prática do crime de contrabando, foi feito contato com a Delegacia Fluvial de Guaíra, da Marinha do Brasil para encaminhamento da embarcação apreendida.

Nas proximidades da praça de pedágio de São Miguel do Iguaçu - PR a operação também trouxe resultados. Foram apreendidos 40 volumes de produtos contrabandeados do Paraguai sem o devido desembaraço aduaneiro. Eles estavam em ônibus e veículos que foram abordados na rodovia. Os responsáveis pelos produtos contrabandeados foram encaminhados para procedimentos. Os produtos foram retidos e encaminhados para a Receita Federal.


A Operação " Esforço Integrado" foi criada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná, e é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI/F-PR). Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, e tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas áreas de fronteira, com foco no fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, de armas e de medicamentos, entre outros. O Estado do Paraná possui 208 quilômetros de fronteira com o Paraguai e 230 quilômetros com a Argentina, abarcando em sua faixa de fronteira uma população de 5,5 milhões de habitantes; há uma estimativa de que ao longo do Rio Paraná e do Lago da Usina de Itaipu haja mais de 300 portos clandestinos, facilitadores para a entrada de produtos ilícitos no Brasil. Diante desse cenário, pretende-se com essa Operação o aumento da presença das forças de segurança, por meio de abordagens e bloqueios policiais, prisão de criminosos, prisão de foragidos, maior quantidade de apreensões e recuperação de veículos furtados ou roubados.

Participam da Operação: Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Polícia Federal, Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil do Paraná , Departamento de Inteligência do Estado do Paraná, Guardas Municipais, Agência Brasileira de Inteligência e Receita Federal.

Últimas Notícias
Cotidiano 28 Mar às 16:50
Este é o terceiro ano do programa sob a coordenação do instrutor Sub Tenente, Jair Chagas
Cotidiano 28 Mar às 16:33
A recolha ocorrerá normalmente no sábado (30)
Cotidiano 28 Mar às 15:17
Há apenas 9 meses, ele enfrentou a perda de sua esposa e filho
Cotidiano 28 Mar às 13:39
A criança morreu na manhã desta quinta-feira (28)
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento