Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Blumenau decreta situação de emergência após fortes chuvas
Houve alagamentos, deslizamentos, água invadiu casas e pessoas ficaram ilhadas. Choveu em 7 dias o esperado para todo o mês de janeiro.
Por G1 | Postado em: 18/01/2018 - 11:45

Mais Imagens
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A prefeitura de Blumenau, no Vale do Itajaí, decretou situação de emergência na tarde desta quarta-feira (17) por causa das fortes chuvas da tarde e noite de terça (16). Foram registrados alagamentos e deslizamentos. A água invadiu casas, arrastou carros e deixou pessoas ilhadas.

Já choveu em sete dias na cidade o esperado para todo o mês de janeiro. A prefeitura informou que o relatório sobre os estragos deve ser concluído nesta quarta. Às 17h30, chovia fraco na cidade.

Segundo a Defesa Civil estadual, 13 municípios tiveram danos por causa das chuvas nesta terça (16) e quarta (17) (veja lista abaixo). No total, 10 pessoas deixaram as próprias casas e foram para a residência de parentes e 22 tiveram as casas afetadas e não podem voltar ao imóveis.

Em Gaspar, no Vale do Itajaí, 13 pessoas estão no abrigo em Santa Terezinha. Em Joinville, no Norte, 8 estão no abrigo do bairro Jardim Sofia.

Os municípios que tiveram estragos são:

Coronel Martins, no Oeste
Brusque, no Vale do Itajaí
Chapecó, no Oeste
Blumenau
Presidente Nereu, Vale do Itajaí
Xaxim, no Oeste
Galvão, no Oeste
Gaspar
Joinville
Rio do Sul, no Vale do Itajaí
Florianópolis
Itapema, no Litoral Norte
Salete, Oeste
Garuva, no Norte

Em Vitor Meireles, no Vale do Itajaí, uma família de três pessoas ficou ilhada na noite desta quarta-feira (17), informaram os bombeiros voluntários. Elas ficaram presas na própria casa por volta das 18h20. Faltavam 30 centímetros para que o nível da água chegasse na residência.
A família, uma idosa, uma mulher e uma criança, foi retirado com o auxílio do caminhão dos socorridas. As pessoas não ficaram feridas e foram para a casa de parentes. Até 21h, não havia sido registrada mais nenhuma ocorrência no município, segundo os bombeiros.

Estragos em Blumenau:

Nos locais onde houve alagamento, restou lama nesta quarta. De acordo com a prefeitura, 100 pessoas trabalham na limpeza. A Defesa Civil registrou 330 ocorrências desde a tarde de terça, a maioria de deslizamentos e alagamentos. Os bairros mais atingidos foram Garcia e Progresso, segundo a prefeitura. Também tiveram estragos os bairros Vila Nova e Velha.

Os bombeiros foram chamados para socorrer duas pessoas ilhadas, sendo uma dentro de um carro e, a outra, uma senhora, dentro de casa, com água na altura da cintura. Houve moradores que precisaram sair de suas residências e procuraram a residência de parentes.

No bairro Vorstadt, houve um deslizamento. Duas casas desabaram, informou a NSC TV: uma delas não tem moradores e, na outra, o ocupante estava na casa do filho. Ele já vinha dormindo na casa do filho, após a Defesa Civil alertar sobre risco de deslizamento.

O abrigo localizado na Paróquia Luterana da Velha, na Rua João Pessoa, 1.563, foi mantido aberto pela prefeitura caso haja necessidade para alguma família. Segundo o município, porém, ninguém foi para o local desde que ele foi ativado, na tarde de terça. 

Últimas Notícias
Cotidiano 26 Abr às 15:36
Ainda informasse que o Cartório Fischer de Nova Santa Rosa fará atendimento hoje (26) com horário estendido até as 17:30 e atendimento sábado de manhã (27) a partir da 08:30 as 09:30.
Cotidiano 26 Abr às 15:10
Parabéns Nova santa Rosa por seus 48 anos
Cotidiano 26 Abr às 14:00
O objetivo é organizar um plano de trabalho com a Copel, para resolver a situação de uma vez por todas
Cotidiano 26 Abr às 11:20
Toda a programação será gratuita e aberta para toda a comunidade. Prestigie!
Cotidiano 26 Abr às 11:00
O último boletim da dengue registra 260.517 casos confirmados e 171 óbitos no Paraná
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento