Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Artigo: Como a Vigilância Sanitária atua no controle da qualidade da água em Maripá
Semanalmente, seguindo o Plano de Amostragem, são realizadas as coletas e análises das águas para consumo humano.
Por Assessoria | Postado em: 04/04/2018 - 15:36

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A água utilizada para consumo humano é um bem essencial que garante saúde e qualidade de vida à população, quando distribuída em quantidade suficiente e com qualidade que atenda ao padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente.

Nesse sentido, o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), estruturado a partir dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), desempenha um papel importante para garantir a qualidade e segurança da água para consumo humano no Brasil. 

As ações de vigilância da qualidade da água no Município de Maripá iniciam-se com a elaboração do PLANO DE AMOSTRAGEM DA VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO no final do ano para o ano seguinte. O plano prevê quando, onde, quantas e quais análises serão realizadas durante o ano em todas as SAAs (Sistema de Abastecimento de Água [Sanepar]) e SACs (Solução Alternativa Coletiva [Associações]) do município.

Semanalmente, seguindo o Plano de Amostragem, são realizadas as coletas e análises das águas para consumo humano. Quando as análises não atendem os padrões de potabilidade, os responsáveis pelas SAA ou SAC são notificados através de Termos de Ciência a realizarem procedimentos cabíveis para que esta água atenda as legislações vigentes.

No ano de 2017 no Município de Maripá, foram realizadas 179 análises de Turbidez, 108 análises de Colometria (microbiologia), 38 de Flúor e 108 analises de Cloro Residual Livre, totalizando 433 análises. Este número é bem superior ao inicialmente pactuado, que é de 384 análises, o que demonstra o cumprimento com as metas e o comprometimento em atestar a qualidade da água consumida pela população.

No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Importante lembrar que o uso consciente garante o abastecimento desde bem, que é tão essencial à vida.

Últimas Notícias
Cotidiano 19 Abr às 11:00
Equipe Cicles Motos Bike Team é patrocinada pela Opção Telecom, E-Gera e Dona Violeta
Cotidiano 19 Abr às 08:40
Palmas, no sul do estado, Pinhão, na região central, e Fazenda Rio Grande e Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, tiveram mínimas abaixo dos 7°C.
Cotidiano 18 Abr às 11:23
Evento reunirá cerca 2.000 atletas e participantes
Cotidiano 17 Abr às 15:44
Evento será nos dias 24 e 25 de maio e contará com mais de 60 deliciosos pratos
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento