Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Anderson participa da XXI Marcha dos Prefeitos à Brasília e cumpre agenda em ministérios
A Marcha é um evento organizado pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e teve início na segunda-feira (21).
Por Assessoria | Postado em: 25/05/2018 - 07:39

Mais Imagens
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O prefeito Anderson Bento Maria está participando da XXI Marcha a Brasília em defesa dos municípios, evento organizado pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) que teve início na segunda-feira (21). Aproveitando a ida a Brasília, Anderson também esteve em audiência com ministros e deputados federais para acompanhar alguns projetos que tramitam junto ao Governo Federal.

Para Anderson, além de fortalecer o municipalismo, a Marcha dos prefeitos representa a união de forças para discutir e melhorar cada vez mais o pacto federativo. “Muitos avanços foram consolidados a partir da união dos prefeitos de todos os Estados da Federação, pois demonstramos a força que temos para reivindicar junto às lideranças do país aquilo que é de interesse da nossa população”, enfatiza.

Entre as reivindicações apresentadas ao presidente Michel Temer durante a abertura do evento na segunda-feira (21), está a revisão da Lei de Licitações, criada há 18 anos. A pauta tem apoio de Temer, que assumiu o compromisso de agilizar a votação das mudanças. “A lei tem engessado e dificultado os investimentos nos municípios. São quase duas décadas desde que foi criada e muitos artigos estão antiquados e não atendem aos avanços que ocorreram ao longo dos anos”, explica Anderson.

 

FNDE - Acompanhado do deputado federal, Rubens Bueno, o prefeito Anderson também esteve em audiência no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). O assunto em discussão foi a liberação de recursos para aquisição de dois ônibus destinados ao Transporte Escolar e mobiliários para as escolas. “São quase meio milhão de reais em propostas que estão tramitando junto ao FNDE e estamos lidando com as tratativas para que Maripá possa ser novamente contemplado”, destaca.

Em 2015, o município recebeu um ônibus e um micro-ônibus que foram incorporados à frota escolar, além de 480 conjuntos de mesas e cadeiras para as escolas.

 

SEGURANÇA – Na quarta-feira (23), Anderson Bento Maria, juntamente com o deputado Rubens Bueno, o prefeito de Palotina, Jucenir Stenzer e o vice-prefeito, Chico Brum, estiveram em audiência com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.               Em uma ação conjunta, eles entregaram ofício que solicita o repasse de R$ 4 milhões para a construção da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), em Palotina.

O assunto já é discutido há um ano e meio em audiências com a população, reuniões, palestras, e visitas a outras APAC’s. “Relatamos para o ministro tudo o que já fez feito neste período e estamos buscando apoio para que o projeto possa ser finalmente implementado”, comenta Anderson.

Eles também explanaram sobre a situação da segurança pública que Maripá e outros municípios enfrentam, principalmente por se tratar de uma região de fronteira. “Recentemente fomos surpreendidos com a notícia da morte de nosso colega vice-prefeito de Ubiratã, Ionildo da Silva Pereira, que foi assassinado em sua propriedade rural durante um assalto. Continuamos levando às lideranças a situação de insegurança que a população vive diariamente e queremos trabalhar em conjunto para buscar uma solução”, explica.

Na oportunidade, também foram feitos vários pedidos de emendas, se antecipando devido ao processo eleitoral que haverá nos próximos meses.

COMBUSTÍVEIS – Outro assunto discutido na viagem foi a greve dos caminhoneiros. Segundo Anderson, os prefeitos cobraram os deputados federais para que pressionem o governo e tomem uma posição para a redução do preço dos combustíveis. “O Município de Maripá também se manifesta em apoio à mobilização, principalmente por ser uma região agrícola e esperamos que uma atitude seja tomada”, finaliza.

Últimas Notícias
Cotidiano 19 Abr às 08:40
Palmas, no sul do estado, Pinhão, na região central, e Fazenda Rio Grande e Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, tiveram mínimas abaixo dos 7°C.
Cotidiano 18 Abr às 11:23
Evento reunirá cerca 2.000 atletas e participantes
Cotidiano 17 Abr às 15:44
Evento será nos dias 24 e 25 de maio e contará com mais de 60 deliciosos pratos
Cotidiano 17 Abr às 15:25
A população precisa priorizar o uso do produto para alimentação e higiene pessoal. A previsão é a de que ocorra a normalização da distribuição de água por volta das 22h. 
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento