Você está em: Página Inicial > Cotidiano
1ª Gincana da Dengue ensina crianças sobre os cuidados com a doença de forma lúdica
O trabalho foi executado pelas Agentes de Endemias e Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) nas escolas municipais da sede e dos distritos de Candeia e Pérola Independente.
Por Assessoria | Postado em: 12/12/2018 - 16:00

Mais Imagens
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Saúde realizou durante o mês de novembro a 1ª Gincana da Dengue. O trabalho foi executado pelas Agentes de Endemias e Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) nas escolas municipais da sede e dos distritos de Candeia e Pérola Independente. O objetivo foi conscientizar as crianças de forma lúdica, sobre a importância do combate ao mosquito transmissor da dengue por meio da eliminação de possíveis criadouros.

Entre as brincadeiras estivaram a Dança das Cadeiras para os alunos da pré-escola com a música “Xô, xô, Dengue”; e a Torta na Cara para estudantes do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, um jogo de perguntas e respostas que faz a criança refletir sobre o tema proposto.

De acordo com a secretária de Saúde, Andréia Bento Maria Scudeller, ações como esta também buscam fazer com que as crianças se tornem veículos de transformação da realidade por meio da conscientização dos adultos, além de despertar para a incorporação de novos hábitos e atitudes frente a medidas sanitárias de combate à dengue. “As atividades propostas buscam dar condições para que os alunos adquiram conhecimentos e consciência do problema e participem efetivamente de uma campanha coletiva e constante, enfatizando a responsabilidade social no resgate da cidadania numa perspectiva de que cada cidadão é responsável por si e pela sua comunidade (meio ambiente em que vive) e desencadeando medidas de combate ao transmissor causador das arbovirores”, enfatiza, lembrando ainda que o vetor da dengue também é o causador da febre chikungunya e da zika vírus.

A gincana contou com a presença do mascote, o Mosquito da Dengue, que fez a entrega de medalhas aos três primeiros colocados. Além disso, todos os alunos receberam uma bola pela participação no evento, a fim de que possam lembrar os pais de limpar o quintal enquanto brincam em sua casa.

Últimas Notícias
Cotidiano 18 Abr às 11:23
Evento reunirá cerca 2.000 atletas e participantes
Cotidiano 17 Abr às 15:44
Evento será nos dias 24 e 25 de maio e contará com mais de 60 deliciosos pratos
Cotidiano 17 Abr às 15:25
A população precisa priorizar o uso do produto para alimentação e higiene pessoal. A previsão é a de que ocorra a normalização da distribuição de água por volta das 22h. 
Cotidiano 17 Abr às 14:45
É uma iniciativa do Instituto Oswaldo Gessulli e que foi idealizada pelas revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial, publicações da Gessulli Agribusiness, tendo a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) como entidade patronal.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento